Verbas de promoção em alta, afirma Ibope

Buscar

Comunicação

Publicidade

Verbas de promoção em alta, afirma Ibope

Pesquisa encomendada pela Ampro com executivos que investem em marketing promocional aponta tendência de crescimento de 28% nas intenções de investimento

Robert Galbraith
5 de julho de 2011 - 12h24

O marketing promocional está em alta com os principais executivos do Brasil responsáveis pela aprovação de orçamentos de marketing. A terceira edição da pesquisa bianual encomendada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) ao Ibope Inteligência entrevistou 85 executivos selecionados num universo de dois mil nomes para avaliar a evolução da disciplina na preferência dos profissionais que definem os orçamentos de comunicação das empresas.

A “3ª Onda” da pesquisa, como é chamada pela Ampro, aponta que 68% desses executivos manifestaram a intenção de aumentar as verbas destinadas ao marketing promocional em cifras médias de 28%, enquanto 8% reduzirão o investimento em cerca de 37%. “Na média geral, podemos afirmar que existe a intenção desses executivos em aumentar em média 16% suas verbas destinadas a ações promocionais”, afirma Auli de Vito, vice-presidente executivo da Ampro, que conduziu a apresentação do estudo na manhã desta terça-feira, 5, na sede da entidade, em São Paulo.

Além do incremento no investimentos, os executivos ouvidos pela entidade demostraram que também cresceu a tendência do planejamento das ações promocionais com 82%, contra 73% e 71% respectivamente nas edições 2009 e 2007 da pesquisa.

A percepção criativa das campanhas promocionais também evoluiu com 41% das avaliações indicando preferência sobre a propaganda, contra apenas 32% há dois anos. Esses dados se refletem nas declarações sobre a proporção dos investimentos em publicidade e promoção. Em 2009, 45% dos entrevistados declaram investir mais em marketing promocional. Esse contingente subiu para 53% enquanto aqueles que dão maior peso a publicidade passaram de 40% para 39%, enquanto os que mantiveram as proporções passaram de 14% para 8%. As redes sociais também mostraram força com 79% dos entrevistados usando marketing promocional nesses canais, dos quais 82% em cifras crescentes.

O nível de satisfação com as agências também cresceu, com 2% desses clientes muito satisfeitos (contra 3% em 2009), 59% satisfeitos (48%), 33% nem satisfeitos nem insatisfeitos (38%), 5% insatisfeitos (6%) e 3,56% muito insatisfeitos (3,38%). “Os números mostram claramente uma evolução na importância que o marketing promocional tem hoje na estratégia de comunicação dos principais anunciantes”, afirma Guilherme de Almeida Prado, presidente da Ampro, também presente na apresentação da pesquisa.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”