Ascensão e queda após repercussão

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Ascensão e queda após repercussão

Viral ?Perdi meu amor na balada? atinge 1 milhão de pessoas, agrada Nokia pelo lançamento do modelo 808 e gera alguma repercussão negativa entre quem acreditava que Daniel Alcântara, o personagem, buscava amor sincero, amor verdadeiro


17 de julho de 2012 - 4h36

Foi um dos vídeos mais vistos desta e da última semana – e, também, dos mais compartilhados. A saga de Daniel Alcântara, que alegava ter perdido seu amor na balada, ganhou timelines de Facebook, views no YouTube e especulações no Twitter (assista abaixo). Nesta terça-feira 17, a Nokia revelou autoria da ação, executada pela agência parceira Na Jaca, com direção de Daniel Baccaro. Trata-se da principal estratégia de lançamento do Nokia 808 Pureview. Pelas contas da empresa, um milhão de pessoas assistiram ao vídeo – 500 mil delas nas primeiras 24 horas após a veiculação no YouTube.

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A ação ganhou mais um vídeo, na sexta-feira 13, mostrando Daniel (que existe, trabalha na área de logística de uma multinacional – e cujo perfil no Facebook será transformado na página do novo aparelho da Nokia) seguindo uma falsa pista de que Fernanda era gerente de uma loja no Jardim Paulista, bairro nobre de São Paulo. A decepção do personagem, pouco natural, já deixa mais claro que tudo se trata de uma campanha publicitária (assista abaixo).  

Desfecho
No início da tarde da terça-feira 17, um novo vídeo, assinado pela Nokia (assista abaixo), mostra um novo personagem, condoído da situação de Daniel, dizendo que tirou uma foto com (adivinhe?) o novo aparelho Nokia 808 Pureview, cuja câmera de 41 megapixels é dotada da tecnologia exclusiva que permite zoom sem perda de qualidade. Tal personagem, portanto, conseguiu registrar o telefone de Fernanda, resolvendo, assim, o “problema” de Daniel – e revelando a intenção de toda a história propagada nos últimos dias.  

“Vivemos numa sociedade extremamente carente de histórias de amor com final feliz, e essa é a única leitura que posso fazer para o sucesso da ação”, afirma Flávia Molina, diretora de marketing da Nokia. “Conseguimos criar mobilização e o engajamento que precisávamos. Como toda ação ousada – caso da campanha e do produto que estamos lançando –, sabemos que algumas pessoas se decepcionam, achando que era verdadeiro. Já esperávamos isso.”

Parte do sucesso da ação se deve, segundo Maria João Abujamra, sócia da Na Jaca, ao grau de realismo que sua equipe tentou empregar nos vídeos. Daniel existe, é seu amigo e, segundo ela, um “romântico”. Fernanda é Fernanda Ribeiro, também sua amiga. E os dois – acredite se quiser – marcaram um jantar para se conhecer melhor. Dá-se conta de que, na gravação do vídeo final, o beijo dos dois durou três minutos. “Os virais que saem hoje são só desgraça. Acreditamos que essa história seria uma forma de mostrar que o amor ainda pode nos fazer parar e compartilhar alguma coisa”, afirma Maria João.

Por fim, os curiosos que tentarem ligar para o (11) 5108-4233, número que aparece no vídeo final como sendo da garota buscada, serão atendidos por uma Fernanda. Não a Ribeiro, possível futura namorada de Daniel, mas a atendente da loja da Nokia. E poderão ganhar brindes e descontos na compra do Nokia 808. A quantidade de aparelhos vendidos (cada um a R$ 1.999) mostrará se, além de mobilizar corações, histórias de amor quase reais estimulam consumidores a colocar a mão no bolso.

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