Conar adverte blogueiras e Sephora

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar adverte blogueiras e Sephora

Blogs e anunciante negam posts pagos e órgão recomenda que a relação entre conteúdo e publicidade seja mais transparente, para evitar confusão dos leitores


20 de setembro de 2012 - 12h43

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou na quarta-feira, 19, o caso dos supostos posts pagos da Sephora em três blogs de moda. O órgão advertiu a Sephora e as blogueiras Thassia Naves, Mariah Bernardes e Lala Rudge.

Fez, ainda, recomendação de que anunciante e blogueiras encontrem uma saída para não confundir os leitores deixando claras quaisquer relações comerciais entre as partes. Para o órgão, a divisão entre conteúdo editorial e publicidade deve ficar mais clara.

No final de agosto, cerca de 50 consumidores recorreram ao Conar acusando as páginas pela publicação de posts pagos sem identificação de seu caráter publicitário (entenda o caso aqui e aqui). Na defesa enviada ao órgão, blogs e anunciante negaram a prática.

A Sephora alegou que anuncia nos blogs e, em paralelo, envia produtos via assessoria de imprensa para as autoras. Elas, então, decidem ou não se vão tornar aquilo em conteúdo editorial. Essa linha tênue – e a confusão que gera – motivou a recomendação do órgão.

À época da polêmica, a Sephora enviou nota à imprensa dizendo que "respeita a integridade editorial dos blogs que citam a empresa e entende que os mesmos têm liberdade de publicar e dar opiniões sobre produtos e marcas, sejam elas positivas ou negativas. Independentemente da compra de espaços publicitários em veículos online, a Sephora convida os autores dos blogs a expressar suas opiniões sobre nossos produtos. De maneira alguma a Sephora tenta influenciar no conteúdo de qualquer resenha que seja publicada na internet ou em qualquer outro meio". No comunicado, a empresa não confirmava ou negava se comprara os posts nos blogs advertidos pelo Conar. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau

  • Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    No posto de CEO desde 2019, Eduardo Lorenzi está de saída do grupo, que passou por diversas mudanças nos últimos meses