Comunicação
Diageo premia Neogama por ?Gigante?
Prêmio global do anunciante reconhece ação que já foi premiada por sua eficácia no Effie Brasil
Siga-nos
Prêmio global do anunciante reconhece ação que já foi premiada por sua eficácia no Effie Brasil
28 de fevereiro de 2013 - 8h27
Um prêmio global realizado pela Diageo escolheu o case “Gigante adormecido”, criado pela Neogama/BBH para impulsionar as vendas do uísque Red Label no Brasil, como “campanha do ano”. “É uma iniciativa um pouco diferente”, afirma Alexandre Gama, CEO da Neogama e CCO global da rede BBH. “Tem menos a ver com a agência e mais com a empresa, já que vem do cliente. O que me atrai nesse tipo de reconhecimento é que, ao construir cases e vê-los premiados, valoriza-se o trabalho não só da criação, mas de todas as áreas envolvidas – inclusive o marketing do cliente.”
Os aspectos considerados na seleção da melhor campanha são os relativos ao retorno sobre investimento: alta no market share e em vendas, crescimento de importância da marca e, também, criatividade. O case já havia sido premiado com uma Prata na última edição Effie Brasil, prêmio focado justamente na eficácia de campanhas.
“Gigante Adormecido” foi uma resposta à ousada meta de vendas da Diageo para o uísque Johnnie Walker, o que exigia expandir a comunicação da marca para mais brasileiros. A Neogama captou, por meio de pesquisas, o momento de otimismo pelo qual passa o País e criou o slogan “Keep walking, Brazil”. O comercial da campanha, superproduzido, retratava o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, se transformando num gigante – até então adormecido (assista abaixo). A campanha ajudou a marca a bater as metas estabelecidas. Pela primeira vez, figurou entre as dez propagandas preferidas do mês e top três do ano, segundo o Datafolha/M&M. A campanha também rendeu mais de 200 matérias publicadas e mais de 700 mil views na internet. De acordo com a Nielsen, o crescimento de vendas de Johnnie Walker Red Label foi tamanho que impulsionou o mercado de uísque standard como um todo, fazendo-o crescer 20% nos primeiros meses de campanha.
Participam do prêmio promovido pela Diageo todas as parceiras envolvidas com suas marcas ao redor do mundo. “É a primeira vez que uma agência no Brasil é escolhida para ganhar o prêmio. Isso torna a coisa diferente para nós”, comenta Gama. Ele esteve em Londres, no Reino Unido para receber o prêmio, entregue na noite de quarta-feira 27.
Veja também
Comente
“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”