>>>>LINK >>> >>>ID >>

Publicação do Cenp detalha novas normas

Buscar

Comunicação

Publicidade

Publicação do Cenp detalha novas normas

Mudanças aprovadas no ano passado já norteiam as diligências do órgão que vistoriam as relações entre agências e anunciantes

Alexandre Zaghi Lemos
18 de fevereiro de 2014 - 4h35

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) lança nesta semana o livro “Compliance e Proposições Éticas na Autorregulação da
Publicidade”. Trata-se de uma versão simples e concisa da legislação e da autorregulamentação que impactam as relações entre anunciantes, agências e veículos. Com destaque para o modelo de compliance, anunciado pelo órgão em outubro, durante o MaxiMídia, e que já norteia as diligências que vistoriam as relações entre agências e anunciantes.

Para 2014, a estimativa do órgão é a de vistoriar cerca de 1.200 relações com clientes da iniciativa privada em 80 das maiores agências brasileiras, atuantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília.

“Aplicado às relações comerciais na publicidade brasileira, o conceito de compliance significa maior segurança e estabilidade para a atuação dos agentes do mercado, num momento em que cresce a responsabilidade das empresas, fato reforçado pela recente aprovação da Lei 12.846/13, que estende à pessoa jurídica eventuais infrações de seus funcionários”, frisa Caio Barsotti, presidente do Cenp.

A publicação tem versões para o inglês e para o espanhol, refletindo a internacionalização da publicidade brasileira, e pode ser baixado gratuitamente no site do Cenp.

A finalidade principal é ser uma ferramenta pedagógica para o mercado. “Compacto e objetivo, o livro é a nossa contribuição para maior difusão e melhor compreensão pelos agentes a respeito das leis e normas de mercado que norteiam as relações comerciais da publicidade no Brasil”, salienta Barsotti. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”