Morre Marcio Moreira, líder global da McCann

Buscar

Comunicação

Publicidade

Morre Marcio Moreira, líder global da McCann

Ex-vice-chairman global do McCann Worldgroup faleceu nesta quarta-feira, 18, em Boston, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca


19 de junho de 2014 - 1h21

Faleceu nesta quarta-feira, às 16h10 (horário local), em Boston, nos Estados Unidos, Marcio Moreira, ex-vice chairman e chief talent officer do McCann Worldgroup, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Nascido em São Paulo, em 1947, Moreira foi o executivo brasileiro com a carreira internacional mais bem sucedida do mercado, com papel influente na globalização da publicidade.

Moreira passou 44 anos na McCann Erickson, 25 dos quais na direção do time global de criação da agência, liderando campanhas internacionais para os principais clientes da rede do grupo Interpublic, incluindo Coca-Cola, General Motors, Mastercard e Nestlé. Isso em um momento em que o conceito de globalização ainda era algo bastante incipiente.

Sua relação intensa com a Coca-Cola foi uma das grandes marcas de sua carreira. No início dos anos 1980, ele supervisionou a elaboração e implantação do slogan global “Coke Is It” (Coca-Cola é isso aí, no Brasil), uma campanha cujo desenvolvimento demandou cinco anos no mercado dos Estados Unidos e, posteriormente, em todo o mundo.

Marcio Moreira começou sua carreira na McCann como projecionista e assistente de RTV, em São Paulo, em 1969, quando tinha 19 anos. Foi promovido a redator dois anos depois. Mudou-se para o escritório de Londres da agência, em 1971, onde se tornou diretor de criação. Em seguida, atuou também em Lisboa, Frankfurt e Copenhagen, antes de retornar ao Brasil, onde chegou a assumir o posto de diretor de criação para a América Latina.

Moreira foi transferido para Nova York, em 1980. Em 1984, consolidou as três unidades criativas regionais da rede: europeia, asiática e norte-americana, a partir de NY. Aposentou-se da McCann, em 2011, após ter concluído o bem sucedido processo que levou Washington Olivetto para a rede, através da criação da WMcCann. Há dois anos, era colaborador de Meio & Mensagem, assinando a coluna mensal Global Insights. Era casado e deixa um filho e uma filha. Seu corpo será cremado nos Estados Unidos.

Veja abaixo entrevista dada por Marcio Moreira durante o Festival de Cannes em 2011.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”