Sinapro divulga salário das agências de SP

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Sinapro divulga salário das agências de SP

Valor médio é de R$ 5.384; estimativa é de que as empresas de comunicação movimentem R$6,3 bilhões no ano

Nathalie Ursini
23 de setembro de 2014 - 5h59

Os publicitários das agências paulistas ganham, em média, R$ 5.384. Esse é o resultado do primeiro estudo realizado pela Toledo & Associados para o Sindicato Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro-SP) do Estado de São Paulo.

Os profissionais com melhor remuneração são os que trabalham nas grandes agências da capital, com média de R$ 6.736, seguidos pelos que atuam em médias e pequenas empresas da capital, com R$ 5.770. Já no interior paulista, a região administrativa de Campinas é quem registra os melhores salários, com média de R$ 3.678. Nas agências da Grande São Paulo a média cai para R$ 3.420, enquanto no restante do interior e litoral paulista o profissional recebe em torno de R$ 2.798.

A pesquisa contou com a participação de 340 agências, de um universo de 1.160 empresas estruturadas (aquela que contam com áreas de criação, atendimento, planejamento e mídia), divididas por porte e localização geográfica: agências da capital com receita até R$ 50 milhões (39%) e com receita superior a R$ 50 milhões (4%); agências da Grande São Paulo (8%); região administrativa de Campinas (17%) e demais regiões do interior e litoral (32%).

O estudo aponta que as 340 agências entrevistadas geram R$ 3,2 bilhões de receita e tem 10.318 funcionários ou colaboradores. Com base nos dados da pesquisa e na amostragem, a área de inteligência de mercado da Sinapro-SP estima que o universo mapeado de 1.160 agências gere R$ 6,3 bilhões de receita bruta e envolve 21.773 colaboradores.

Já as agências do interior e litoral paulista movimentam R$ 250,5 milhões, sendo que Campinas e vizinhos representa 35% dessa receita bruta e corresponde a 40% dos empregos.

A ideia da entidade e realizar o estudo comportamental das agências a cada dois anos, enquanto a pesquisa de movimentação econômica deve ser feita anualmente. “Sabemos que o mercado é muito dinâmico e volátil, queremos conhecer melhor”, explica Gerado de Brito, presidente do Sinapro-SP.  

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