Marcas apostam no Dia dos Pais

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Marcas apostam no Dia dos Pais

Veja como O Boticário, Netshoes, Natura, Centauro, Oreo e outras empresas se preparam para a data


5 de agosto de 2015 - 2h30

Apesar da crise econômica e da inflação em alta, 77% das 3.584 pessoas entrevistadas pela Meseems pretende presentear alguém no Dia dos Pais. Entre os presentes mais populares em uma resposta de múltipla escolha, as roupas são a opção mais escolhida, com 53,2% da intenção de compra dos usuários, seguido de perfume/pós barba (29,1%), calçados (22,2%) e bebidas alcoólicas (12,2%). Foram mencionados também na pergunta aberta: refeição em restaurante (9,8%), livros (9,2%), eletrônicos (8,8%) e artigos de futebol (6,8%).

Em relação ao quanto pretendem gastar, 35% disseram entre R$ 51 e R$ 100, 25% entre R$ 21 e R$ 50, 21% entre R$ 101 e R$ 200, 7% entre R$ 201 e R$ 300. 7% pretendem desembolsar mais que R$ 300 e apenas 5% até R$ 20.

Os que não irão comprar também justificaram seu ato.Para 40%, o principal motivo é a falta de dinheiro. 20% citaram que não têm esse costume, 18% por não terem mais o ente querido por perto, 13% não verá a pessoa na data e 6% alegam que o pai em questão não quer presente.

O Meio & Mensagem reuniu algumas campanhas produzidas para a data.
 

O Boticário e a AlmapBBDO desenvolveram para o Dia dos Pais o filme “Origem” . O vídeo, produzido pela Paranoid, retrata o dia da adoção de um menino. Enquanto percorre o corredor do orfanato com a mala em punho, o menino relata a emoção do seu pai ao vê-lo. A narração revela que ele tem muita sorte por ser uma das poucas pessoas que consegue se lembrar do próprio nascimento.
 

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Para complementar a ação publicitária, a W3haus desenvolveu um projeto que conta com a parceria do portal de notícias Terra. Com o objetivo de incrementar o contato com o público-alvo, a W3haus criou uma ação de branded content que mostra a relação entre pais e filhos por meio de uma sessão especial no portal Terra, com linguagem e estética dinâmicas e um vídeo especial que vai registrar a cumplicidade entre eles.

A Netshoes apostou na diversidade de esportes para criar sua campanha “Meu pai representa” para o Dia dos Pais. O vídeo “O Duelo” mostra dois irmãos escolhendo artigos esportivos para presentear o pai. No fim, os filhos recorrem a mãe para decidir qual produto mais representa o pai. O vídeo ainda destaca a promoção do período: na compra de dois produtos, a Netshoes oferece 50% de desconto no item de menor valor.

Ainda na área esportiva, a Centauro lançou um novo filme criado pela Publicis Salles Chemisti, que integra a série “Motivos”, lançada em março. Os filhos são apresentados como a mais importante motivação na campanha de Dia dos Pais da Centauro, maior rede multicanal de varejo de produtos esportivos da América Latina. Com criação da Publicis Salles Chemisti, o novo filme, que integra a série “Motivos”, lançada em março, será veiculado em TV nacional a partir dessa semana. Os filmes foram produzidos pela Zeppelin Filmes e a campanha ainda conta com peças para redes sociais e relógios digitais.

A Natura aproveitou o intervalo de uma partida de futebol com um público de mais de 30 mil pessoas em São Paulo, para surpreender oito pais com depoimentos de seus filhos no telão do estádio. As reações dos pais, presentes na arquibancada ao lado dos filhos, foram capturadas por câmeras e exibidas em tempo real nas telas. A ação criada pela agência Salve também inclui site com sugestões de presentes da Natura, além de uma ferramenta que permite aos filhos escreverem homenagens aos pais, que serão exibidas no banner principal da página.

Apostando na parceria entre pai e filhos, a Oi, patrocinadora do surfista Gabriel Medina, criou um vídeo mostrando a relação entre o atleta e o padrasto, Charlão Medina. O filme criado pela NBS defende que um pai escolhido não depende de DNA, podendo ser um tio, o marido da mãe, o irmão mais velho ou um mestre, por exemplo. No final do filme, que foi inteiramente produzido com vídeos do arquivo pessoal da família, Medina convida todos a participarem: “Lembrou de alguém? Coloque o nome dele nos comentários! Feliz Dia dos Pais”.

A ação da Oreo quer homenagear relação entre pais e filhos, que faz um remake da FCB Garfinkel, adaptado pela FCB Brasil e produzido pela Paranoid. Essa é a terceira campanha em que a Oreo aborda essa relação emocional entre pai e filho. Nesse vídeo, o filho acorda o pai para que comam biscoitos juntos na véspera do Dia dos Pais. Por meio da hashtag #FizComOreo, a marca quer incentivar as pessoas a criarem homenagens para o seu pai em um vídeo. Além disso, a campanha possibilita a criação de uma montagem de Oreo personalizada com a cara do seu pai.

A Vick, marca de produtos para o combate aos sintomas de gripe e resfriado da P&G, lançou o desafio “Não tenha medo de abraçar o homem que fez de você um homem” e convidou as pessoas para celebrar o Dia dos Pais de uma forma mais próxima e humana.

O Itaú seguiu na mesma linha para homenagear todos os pais, biológicos e ‘de coração’ em sua nova campanha. A peça central é um curta metragem intitulado “Pai” e protagonizado pelo tenista Gustavo Kuerten, que relembra sua infância e a convivência com as pessoas que representaram a figura paterna ao longo de sua vida. Aldo Kuerten, pai do tenista, morreu quando Guga tinha oito anos de idade. O filme “Pai”, com duração 10 minutos e uma versão reduzida de três minutos, foi criado e produzido pela ASAS.br.
 

A GOL apresentou uma homenagem aos pais com a campanha “Pais que ensinam a voar”, em parceria com a agência Ampfy. Voltada para o ambiente digital, a ação traz vídeos com histórias reais de pais que relatam algumas dificuldades enfrentadas e sacrifícios, para que seus filhos alcancem seus objetivos e sonhos. Os clientes podem participar da ação e enviar vídeos e fotos no site da campanha.

A Cacau Show e a Lew’Lara\TBWA, lançaram o primeiro vídeo da marca feito para circular exclusivamente no universo das mídias sociais. Com Ricardo Tozzi como protagonista, o vídeo aborda diversas manifestações de amor na relação entre pais e filhos. Durante o vídeo, o ator fala sobre o quanto os pais merecem uma demonstração de amor e conta diferentes e inusitados gestos de carinho que dedicam a seus filhos na convivência em família.

A campanha criada pela Crispin Porter + Bogusky Brasil para a Dove Men+Care incentiva homens a dizer “Eu te amo” a seus pais. O objetivo da marca é provocar homens adultos a declararem seu amor por seus pais em filme que celebra Dia dos Pais.

A Imaginarium e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras uniram-se para homenagear o comandante Augusto Nunes, profissional da Azul, e os tripulantes de seu voo como ação de Dia dos Pais. Leonardo Nunes, filho de Augusto, seguiu os passos do pai e acabou tornando-se também comandante da mesma companhia aérea, o que tornou as agendas de pai e filho conflitantes. A ação que reúne pai e filho nesta data de comemoração pode ser vista abaixo. O vídeo foi produzido por Imaginarium, gravado pelo Coletivo MMídia e divulgado nas redes sociais de Imaginaruim e Azul.  

A Johnson’s, marca de cuidados para bebê, disponibilizou em seu canal no YouTube um vídeo para homenagear todos os pais e celebrar o dia deles. O filme é criação de Johnson´s Global e a estratégia de divulgação em âmbito nacional foi realizada pela DM9DDB, agência da marca no Brasil.

Aproveitando a diferença de gerações, alguns pais foram questionados sobre termos do mundo jovem e seus significados, como Coachella, Tinder e Snapchat, para a campanha do Iguatemi Shopping. O vídeo traz uma contradição de reações divertidas, em que de um lado, os pais se demonstram confusos e do outro, os filhos dão risada com a dificuldade deles em entender as particularidades das gerações mais jovens. A ação foi desenvolvida em conjunto com a 3yz.

A Marisa resolveu homenagear as “pães”, mães que realizaram a função de mãe e pai no crescimento dos filhos. A campanha traz um filme voltado para o digital, desenvolvido para mostrar o real valor de uma “pãe” na vida de seus filhos. A Purple Cow, agência da marca, também desenvolveu conteúdos para a fanpage e Instagram da marca, além de peças de mídia que direcionam o público para setores específicos do e-commerce.
 

A Oppa – marca de móveis e acessórios de design para casa – faz uma homenagem a todos os pais com a campanha especial “Ser pai é ensinar a ser filho” para a data comemorativa. O filme foi criado pela equipe de criação e conteúdo da Oppa e acompanha um manifesto, escrito por Rafael Cavalcante, diretor de arte da marca. 

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