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MDC Partners compra a Forsman & Bodenfors

Holding proprietária da Crispin Porter + Bogusky anuncia a aquisição da agência sueca que mais vem se destacado em Cannes nos últimos anos


29 de junho de 2016 - 11h06

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Campanha “Epic Split’, feita para a Volvo, foi um dos cases que projetou a excelência criativa da Forsman & Bodenfors para o mundo (Crédito: Reprodução)

A MDC Partners, holding proprietária da Crispin Porter + Bogusky, anunciou a aquisição da agência sueca Forsman & Bodenfors. De acordo com o comunicado enviado pela companhia nesta quarta-feira, 29, o negócio permitirá uma união estratégica com a CP+B para a realização de trabalhos e cases para clientes de todo o mundo. As agências já vinham trabalhando juntas em alguns projetos.

“Eu amo a Forsman & Bodenfors. Eles se preocupam somente com a realização de grandes trabalhos e nós compartilhamos tanto de seu DNA como se eles fossem nosso irmão gêmeo, que cresceu na Suécia. O mercado sempre precisa de reinvenções e acredito que irão surgir coisas surpreendentes desta parceria”, disse Chuck Porter, presidente da CP+B, em comunicado.

“A CP+B é uma agência com um legado surpreendente, que remodelou a publicidade, criando ideias que influenciaram a cultura pop. Estamos entusiasmados em unir forças para criar algo único para clientes globais”, complementou Erik Sollenberg, CEO da Forsman & Bodenfors.

De origem sueca, a agência, que possui 30 anos de atuação no mercado e conta com uma equipe de 300 funcionários, tem tido seu trabalho destacado no cenário internacional por estruturar um modelo apoiado em mais de 30 parceiros, com foco na produção de cases criativos em escala global para clientes como Volvo, Ikea e P&G. Nas últimas duas décadas, a agência ganhou mais de 100 Leões em Cannes, incluindo cinco Grand Prix. Em 2014, foi considerada a agência independente do ano no Cannes Lions e também foi a agência do ano no One Show. Em 2015, a receita da F&B foi estimada em US$ 40 milhões.

Apenas na edição deste ano do Festival de Cannes, que terminou no último domingo, 25, a F&B conquistou um total de 17 Leões – quatro de Ouro, dois de Prata, nove de Bronze, além de um Glass Lions (categoria que premia as iniciativas em prol da igualdade entre os gêneros) e o Grand Prix de PR, com o case “The Organic Effect”.

Além da CP+B, a MDC Partners também é proprietária de um total de 54 empresas das áreas de comunicação e marketing, incluindo a agência 72andSunny, que foi considerada uma das agências mais criativas do mundo no A-List, ranking anual elaborado pelo Advertising Age.

De acordo com o Wall Street Journal, a negociação entre as empresas incluiu um pagamento antecipado em forma de ações da MDC Partners, no total de US$ 32,3 milhões. A conclusão do negócio deverá acontecer ainda no terceiro trimestre e a totalidade do pagamento será concluída com base em um acordo de earn out. Confira alguns dos trabalhos de maior destaque da Forsman & Bodenfors nos últimos anos:

“The Epic Split”
Com a participação do ator Jean-Claude Van Damme, a agência fez com que sua campanha para a Volvo ganhasse a atenção de todo o mundo em 2014. Na edição daquele ano de Cannes, o case foi um dos mais premiados, conquistando Grand Prix de Cyber e Film. No ano seguinte, 2015, a peça ainda conquistou o GP de Creative & Effectiveness.


“805 Million Names”
Em fevereiro de 2015, a agência desenhou no corpo do jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic 50 nomes de pessoas que eram atendidas pelo programa de combate à fome, da ONU. A ideia conseguiu dar visibilidade global à causa.


“The Organic Effect”

Vencedor do Grand Prix de PR em 2016, a campanha estimulava o consumo de alimentos orgânicos ao mostrar os danos que os pesticidas e agrotóxicos fazem ao organismo.

“Marriage Market Takeover”
Vencedor de um Glass Lions neste ano, o projeto tentou resgatar a autoestima e independência das mulheres chinesas excluídas da sociedade por não terem se casado (muitas vezes, sem nem completarem 30 anos).

“Look who’s driving”
Em mais um trabalho para a Volvo, a agência mostrou a força e resistência dos caminhões da marca, deixando o veículo nas mãos de uma criança. Recebeu Leão de Ouro em Film na edição deste ano do Cannes Lions.

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