Effie 2016 seleciona 27 cases

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Effie 2016 seleciona 27 cases

Jurados concedem 32 troféus de Ouro, Prata e Bronze, que serão revelados no dia 17 de outubro


26 de setembro de 2016 - 11h52

O Effie Awards Brasil chega à nona edição com a concessão de 32 troféus de Ouro, Prata e Bronze para campanhas que, segundo o júri, souberam unir criatividade, estratégia e resultados para seus respectivos anunciantes. Em 2016, o prêmio contou com uma categoria especial adicional, além das outras 12 existentes: a de Olimpíadas, dedicada aos melhores cases desenvolvidos para a Rio 2016. Nessa área, o Bradesco é o destaque, com dois troféus: um é para a campanha “Se Ligaê”, criada pela WMcCann, e outro pelas ações durante o Revezamento da Tocha, realizadas pela Momentum em parceria com a McGarryBowen. A campanha “O treino que muda opiniões”, da Ogilvy Brasil para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, também foi contemplada nessa área – e também na categoria David e Golias, sendo um quatro cases premiados duas vezes.

A AlmapBBDO destaca-se com seis prêmios, sendo três para O Boticário, dois para Volkswagen e um para Antarctica. Com cinco Effies aparece a WMcCann (Bradesco, L’Oreal, MasterCard e dois por cases de Latam, desenvolvidos em conjunto com a E/OU MRM). Emplacou quatro Effies a Ogilvy, que além dos dois troféus para a Rio 2016 venceu com trabalhos para Intimus e Sport Club Recife. A DPZ&T e a Momentum conquistaram três prêmios cada. A primeira, com campanhas para McDonald’s e Itaú; e a segunda, com ações para Nissan e Bradesco.

O que mais chamou a atenção de Jairo Soares, COO da Fischer e um dos quatro presidentes de júri, é o fato de que, quando a execução criativa é excelente, os resultados atingidos também são positivos. “Não importa se o investimento é pequeno ou grande, é nítido quando a criatividade e o resultado estão atrelados. O case já se distingue dentre os demais. O de Hilux, que convidou as pessoas a postarem fotos de seu modelo antigo do carro, foi genial. Colocou o produto sob o holofote principal e fugiu daquela ideia com cara de campanha tradicional”, diz, referindo-se à ação digital da AG2 Nurun, vencedora na categoria Real Time Marketing.

Entretanto, o profissional alerta que, em muitos dos cases inscritos, as descrições dos resultados obtidos com as campanhas não estavam claros. “Precisam ser mais detalhados. O anunciante cresceu 5%, mas com base no quê?”, afirma. Também presidente de júri, Pyr Marcondes, diretor da M&M Consulting, compartilha da mesma impressão. “Nossa indústria é madura e os cases são sólidos. Porém, ao demonstrarem resultados ficam mais frágeis. Não se preocupam em estruturar essa parte de forma organizada ou tentam dar uma maquiada. É preciso buscar resultados contundentes ou, então, optar por não inscrever o prêmio. Ou, ainda, assumir o resultado real do case”, critica.

Os vencedores saberão se ganharam Ouro, Prata ou Bronze – é a primeira vez que o Effie inclui esse terceiro troféu – na cerimônia de premiação que acontece em 17 de outubro, no Hilton, em São Paulo. Na ocasião também será revelado e entregue o Grand Effie, ao qual concorrem todos os vencedores de Ouros. A versão nacional do mais relevante prêmio de eficácia do mundo é promovida pelo Meio & Mensagem desde 2008.

Alimentos e Bebidas
“Carnaval na BOA”, da AlmapBBDO para Antarctica

“Academia da Carne Friboi”, da ID e Lew’Lara/TBWA para JBS

“Club House”, da DPZ&T para McDonald’s

Bens Duráveis
“Até quem critica vai se apaixonar”, da Publicis para Chevrolet

“Volkswagen. Inspirada na sua vida”, da AlmapBBDO para Nova Saveiro

Produtos
“Valentina”, da WMcCann para L’Oreal

“Linha Men. Para o você que existe no ogro”, da AlmapBBDO para O Boticário

“Marias, elas não vão com as outras”, da Ogilvy Brasil para Intimus (Kimberly Clark)

Serviços
“Movimento Compre do Pequeno Negócio”, da Lew’Lara\TBWA para Sebrae

Serviços Financeiros
“Quem ri por último, ri com Mastercard Gold”, da WMcCann para MasterCard

“Projeto Vovloggers”, da Africa para Itaú

“O mundo digital nunca foi tão Itaucard”, da DPZ&T para Itaú


Comércio e Varejo

“Linha Men. Para o você que existe no ogro”, da AlmapBBDO para O Boticário

“Acredite na Beleza”, da AlmapBBDO para O Boticário

“Chicken Fries”, da David para Burger King

Lançamentos
“O voo da Latam”, da Graphene (WMcCann e E/OU MRM) para Latam

“Chicken Fries”, da David para Burger King

“Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016/Lançamento Kicks”, da Momentum para Nissan

Promoções
“Aquele 1%”, da Neogama para Renault

“Green Ride”, da Hands para Heineken

“Rock in Rio: Usando silêncio para fazer barulho”, da AlmapBBDO para Volkswagen


Sem fins lucrativos

“Família: uma palavra que não parou no tempo”, da NBS para Instituto Antonio Houaiss – IAH

“Herói”, da DPZ&T para Itaú

“Adote um pequeno torcedor”, da Ogilvy Brasil para Sport Club Recife

David e Golias
“O treino que muda opiniões”, da Ogilvy Brasil para Comitê Organizador Rio 2016

“Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016”, da Momentum para Nissan

Real Time Marketing
“Hilux Day”, da AG2 Nurun para Toyota

“O último lote de Halls Mini”, da Wieden + Kennedy para Mondelez

“Sonhe mais longe”, da Graphene (WMcCann e E/OU MRM) para Latam

Olimpíadas
“O treino que muda opiniões”, da Ogilvy Brasil para Comitê Organizador Rio 2016

“Se Ligaê”, da WMcCann para Bradesco

“Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016”, da Momentum e McGarryBowen para Bradesco

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