McDonald’s entra no Conar contra Habib’s

Buscar

McDonald’s entra no Conar contra Habib’s

Buscar
Publicidade

Comunicação

McDonald’s entra no Conar contra Habib’s

Acusações são de denegrimento de imagem, publicidade comparativa irregular e violação do direito autoral; filmes foram lançados em julho e setembro

Teresa Levin
20 de outubro de 2016 - 17h19

Habib's

“Beirute” é um dos filmes que está sendo questionado pelo McDonald’s no Conar (Crédito: Reprodução)

Dois filmes criados pela Publicis para o Habib’s estão sendo questionados pelo Mc Donald’s junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O primeiro, intitulado “Leilão”, foi ao ar em julho divulgando o sanduíche Bib’s Chicken Crispy. Em uma espécie de “leilão inverso”, o comercial usa do bom humor e traz o personagem símbolo do McDonald’s – o palhaço Ronald McDonald – e o rei que representa o Burger King duelando pelos preços mais baixos com o gênio da lâmpada, personagem do Habib’s. Já no segundo filme, lançado em setembro, os dois personagens das redes concorrentes do Habib’s protagonizam um curioso show, com uma paródia ao jingle do Big Mc. Ambos os comerciais foram veiculados na televisão; apenas nas redes sociais do Habib’s, eles tiveram mais de sete milhões de views.

O processo de número 239/16 foi aberto em 14 de outubro e está em tramitação no Conar. As acusações do McDonald’s são de denegrimento de imagem, publicidade comparativa irregular e violação do direito autoral. As três reclamações deverão ser discutidas no final de novembro ou na reunião da entidade em dezembro. O McDonald’s chegou a pedir a sustação dos comerciais mas até o momento ela não foi concedida pelo relator do Conar.

Procurada pela reportagem de Meio & Mensagem, a Publicis não quis se manifestar, apenas enviou um comunicado oficial do Habib’s no qual o anunciante informa que tomou conhecimento da representação em questão e seguirá todas as etapas do processo de avaliação. “E respeitará a decisão do Conar”, conclui o texto. Já o McDonald’s informou que “não comenta sobre processos em andamento, mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias”.

Confira abaixo os filmes que estão sendo questionados junto ao Conar:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madri recria entrevista icônica para Pepsi