Dia de Doar incentiva corrente colaborativa

Buscar

Dia de Doar incentiva corrente colaborativa

Buscar
Publicidade

Comunicação

Dia de Doar incentiva corrente colaborativa

Desde 2013 no Brasil, campanha convida organizações, empresas, órgãos públicos e pessoas jurídicas a promoverem a ação


24 de outubro de 2016 - 12h56

DDD_REDESSOCIAIS_V5B-300x300Neste momento em que cada vez menos pessoas doam tempo de voluntariado e dinheiro às causas sociais, chega o Dia de Doar 2016, uma iniciativa liderada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, responsável por alavancar ações em prol de uma sociedade mais solidária, e estruturada em termos de comunicação pela Umbigo do Mundo. A campanha, que acontece no dia 29 de novembro, tem como objetivo promover a filantropia mundial, reunindo parceiros como organizações, empresas, órgãos públicos e pessoas jurídicas que possam colaborar no intermédio de recursos às ONGs, associações e instituições especializadas.

Divulgada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a pesquisa World Giving Index 2015, da Charities Aid Foundation (CAF), analisou 145 países em três aspectos diferentes: quantos fizeram doações em dinheiro, se dedicaram ao humanitarismo e ajudaram um desconhecido. Ela revela além da queda do Brasil em 15 posições, com 13% de pessoas se voluntariando contra os 16% do ano anterior, que quase três milhões de pessoas doaram menos, no País, em 2014. Em contrapartida, lançado este ano pelo IDIS, o estudo Doação Brasil, que ouviu 2.230 pessoas, com mais de 18 anos, de todas regiões e com renda familiar a partir de um salário mínimo, constatou que 77% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação, no ano passado, totalizando R$ 13, 7 bilhões, 0,23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

“Este ano a campanha é mais calibrada, com uma linguagem mais leve, divertida e jovem”, diz Marina Pechlivanis

O Dia de Doar conta com uma corrente colaborativa essencial para o seu funcionamento, uma ação que convida outros agentes comunicadores à desenvolverem campanhas para propagação da data. “O formato de comunicação nessa campanha é um formato de compartilhamento, no circuito do Dia de Doar não funciona a questão do dinheiro, você movimenta a economia sem necessariamente fazer uma troca monetária, como buscar resultados com uma campanha bem feita, multiplicar a campanha nas redes de relacionamento, dentro das empresas”, explica Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo. Qualquer um pode participar do Dia de Doar, basta se cadastrar na página da ação e compartilhar sua contribuição.

Criada pela organização 92Y e com origem nos Estados Unidos, onde começou em 2012, o Dia de Doar foi trazido em 2013 para o País. No território americano, a iniciativa recebe o nome de Giving Tuesday e acontece após datas como Black Friday e Cyber Monday. “O objetivo é na sequência de datas que ele vem, nos Estados Unidos, datas em que a população gasta, gerar um momento de compartilhamento, de doação. Nos Estados Unidos, houve uma adesão imensa e trazer esse formato para o Brasil trouxe bons resultados”, afirma.

Com o tempo “o Dia de Doar foi conseguindo espaço e respeito nas ONGs como uma ferramenta de captação de recursos, ele conseguiu se comunicar e adquirir apoiadores”. No dia 25 deste mês, Marina Pechlivanis ministrará o webinar “Campanha #diadedoar 2016: saiba como multiplicar” para explicar um pouco mais sobre a campanha e ensinar como contribuir com a mobilização.

Assista ao vídeo promocional do Dia de Doar 2016:

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi