Liderança digital criativa ainda é rara em agências

Buscar

Liderança digital criativa ainda é rara em agências

Buscar
Publicidade

Comunicação

Liderança digital criativa ainda é rara em agências

São poucas as agências que têm, como liderança criativa, um profissional digital


8 de novembro de 2016 - 12h55

domenico_massareto_tbwa_01

Domênico Massareto irá lidar toda a equipe de criação da Publicis Brasil (Crédito: Divulgação)

A contratação de Domenico Massareto para o comando criativo da Publicis Brasil representa um movimento diferente não apenas na agência, mas também para grande parte do setor de publicidade.

Embora o digital venha ganhando, ano após ano, um papel fundamental nas estratégias de trabalho das agências, ainda é incomum a liderança máxima de criação ser conduzida por um profissional formado no ambiente digital. Ao escalar Domenico Massareto (fundador da ID, operação digital do grupo TBWA) como chief creative officer, a Publicis passa a ter sua força de trabalho orientada por um profissional empreendedor da área digital – o que, consequentemente, pode alterar o peso das estratégias online nos negócios da operação.

Ao comentar a contratação de Massareto, Hugo Rodrigues, presidente da agência, salientou que “Trazer um profissional com esse histórico para comandar o coração de uma agência como a Publicis é um movimento novo e alinhado com o futuro da comunicação e as necessidades dos clientes”.

Considerando as maiores agências do Brasil, de acordo com o ranking Agências & Anunciantes, no entanto, as lideranças máximas de criação, em sua maioria, tem sua trajetória construída em agências tradicionais. Uma das exceções é Eco Moliterno, atual vice-presidente de criação da Africa, cujo trabalho é, já há alguns anos, alicerçado no ambiente digital.

Embora o CCO ou vice-presidente de criação da maioria das agências não tenha esse background digital, todas as áreas criativas de praticamente todas as operações possuem, entre seus diretores, profissionais especializados em criação no ambiente digital. Além disso, boa parte das grandes agências também conta com uma liderança voltada diretamente ao planejamento das estratégias digitais. Esse é o caso, por exemplo, da Talent Marcel, onde a função é desempenhada por Jean Boechat; da Y&R, que trouxe Pedro Gravena para o posto, e da DM9DDB, que, na semana passada, anunciou a recontratação de Vicente Varela para a vice-presidência de inteligência digital. Antes, a atuação digital da DM9 era capitaneada por Igor Puga, que teve a função de integrar a área de inteligência com a criação da agência. O profissional desligou-se da agência no início do mês, para assumir o marketing do banco Santander.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia