AB InBev revisa contas globais de mídia

Buscar

AB InBev revisa contas globais de mídia

Buscar
Publicidade

Comunicação

AB InBev revisa contas globais de mídia

Cervejaria faz primeira grande revisão de agências desde aquisição da SABMiller no fim de 2016


23 de março de 2017 - 10h54

A Anheuser-Busch InBev iniciou uma revisão global de suas agências de mídia, buscando fornecedores para as responsabilidades de planejamento e compra de mídia da maior fabricante de cervejas do mundo. Nos Estados Unidos, a dona da conta é a MediaCom, do grupo WPP, desde o fim de 2014.

O objetivo é consolidar o negócio com uma duas agências globalmente, ainda que um porta-voz da AB InBev tenha dito que não há número determinado. Hoje, a cervejaria usa oito agências das maiores holdings para operar mídia em mais de 50 países.

Fábrica da AB InBev em St. Louis, nos Estados Unidos (Crédito: Divulgação)

Fábrica da AB InBev em St. Louis, nos Estados Unidos (Crédito: Divulgação)

Agências de todos os grupos foram convidadas a enviar proposta. A Media Link entra no processo como consultora e a Media Path vai realizar auditoria. É esperado que o processo comece oficialmente em abril e a decisão seja anunciado no próximo semestre.

A revisão ocorre depois da aquisição da SABMiller por US$ 103 bilhões, fechada no fim do ano passado. É comum que empresas busquem maior eficiência na compra de mídia por meio da consolidação de agências após grandes fusões. Com a cervejaria não será diferente, que disse, via porta-voz, que ela quer “levar consistência a nossas métricas de mídia e nos métodos de trabalho”.

Anteriormente, a seleção de agências costumava ser realizada local ou regionalmente. Segundo o comunicado, a revisão marca “a primeira vez que consideramos reestruturar um componente significativo de nossa capacidade de marketing em um modelo de operações mais consolidado”.

A AB InBev é o 20º maior anunciante dos Estados Unidos, tendo investido US$ 1,68 bilhão em 2015, dado mais recente disponível do Ad Age Datacenter. O braço brasileiro da holding, a Ambev, investiu R$ 654,98 no mesmo ano, segundo o ranking Agências e Anunciantes, de Meio & Mensagem, colocando a cervejaria em 4º lugar entre todos os anunciantes naquele ano.

O mercado brasileiro não possui agências especializadas em compra e venda de mídia e, portanto, as contas da Ambev não devem sofrer alterações diretamente relacionadas aos movimentos globais da AB InBev. Algumas das agências que trabalham com as marcas da cervejaria brasileira são F/Nazca, Africa, AlmapBBDO e DM9, que também atende o institucional.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países

    Austrália, Bélgica, China, Emirados Árabes e Itália serão os mercados em que as operações das duas redes irão se unir

  • Marcas incluem restrições de IA aos contratos com agências

    Marcas incluem restrições de IA aos contratos com agências

    Com maior uso da IA, anunciantes estão impondo restrições a agências parceiras; especialistas comentam o movimento