Comunicação
AB InBev revisa contas globais de mídia
Cervejaria faz primeira grande revisão de agências desde aquisição da SABMiller no fim de 2016
Cervejaria faz primeira grande revisão de agências desde aquisição da SABMiller no fim de 2016
Igor Ribeiro
23 de março de 2017 - 10h54
A Anheuser-Busch InBev iniciou uma revisão global de suas agências de mídia, buscando fornecedores para as responsabilidades de planejamento e compra de mídia da maior fabricante de cervejas do mundo. Nos Estados Unidos, a dona da conta é a MediaCom, do grupo WPP, desde o fim de 2014.
O objetivo é consolidar o negócio com uma duas agências globalmente, ainda que um porta-voz da AB InBev tenha dito que não há número determinado. Hoje, a cervejaria usa oito agências das maiores holdings para operar mídia em mais de 50 países.
Agências de todos os grupos foram convidadas a enviar proposta. A Media Link entra no processo como consultora e a Media Path vai realizar auditoria. É esperado que o processo comece oficialmente em abril e a decisão seja anunciado no próximo semestre.
A revisão ocorre depois da aquisição da SABMiller por US$ 103 bilhões, fechada no fim do ano passado. É comum que empresas busquem maior eficiência na compra de mídia por meio da consolidação de agências após grandes fusões. Com a cervejaria não será diferente, que disse, via porta-voz, que ela quer “levar consistência a nossas métricas de mídia e nos métodos de trabalho”.
Anteriormente, a seleção de agências costumava ser realizada local ou regionalmente. Segundo o comunicado, a revisão marca “a primeira vez que consideramos reestruturar um componente significativo de nossa capacidade de marketing em um modelo de operações mais consolidado”.
Institucional da Ambev vai para DM9DDB
O mercado brasileiro não possui agências especializadas em compra e venda de mídia e, portanto, as contas da Ambev não devem sofrer alterações diretamente relacionadas aos movimentos globais da AB InBev. Algumas das agências que trabalham com as marcas da cervejaria brasileira são F/Nazca, Africa, AlmapBBDO e DM9, que também atende o institucional.
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