Lições que as marcas tiram do caso Pepsi

Buscar

Lições que as marcas tiram do caso Pepsi

Buscar
Publicidade

Comunicação

Lições que as marcas tiram do caso Pepsi

Episódio que levou a empresa a retirar vídeo do ar acusado de “banalizar protestos” trata do desafio de sintonizar empresas e seus contextos políticos e sociais


10 de abril de 2017 - 9h09

Na última semana, um vídeo da Pepsi, publicado nos Estados Unidos e com planos de ser lançado globalmente, virou assunto não exatamente pelo motivo que a marca esperava. Após ter sido duramente criticada, a Pepsi retirou do ar o filme com a modelo Kendall Jenner. Criada pela in-house da Pepsico, a Creators League Studio, a peça mostra vários jovens caminhando em direção a um grupo de policiais em uma situação de confronto quando uma lata de Pepsi é oferecida por Kendall aos policiais que, instantaneamente sorri, se dando conta que os jovens estão com a razão.

 

pepsi

Cena em que Kendall Jenner oferece a bebida a um policial (Crédito: Reprodução)

O comercial foi atacado por banalizar os protestos nos Estados Unidos em um momento delicado do ponto de vista político e social. Diante da repercussão inicial, na terça-feira, 4, a Pepsi tentou defender o filme. Em comunicado, afirmou que o anúncio “refletia pessoas de diferentes origens se unindo em um espírito de harmonia”. Porém, na quinta-feira, 6, a empresa pediu desculpas e retirou o vídeo do ar. “A Pepsi estava tentando projetar uma mensagem global de unidade, paz e compreensão. Claramente falhamos e pedimos desculpas”, disse a empresa, reforçando que não tinha intenção de banalizar nenhum assunto sério.

Para Aimee Woodall, fundadora da The Black Sheep Agency, a marca errou em não buscar legitimidade e empatia de sua campanha com o público. Sérgio Lage, coordenador da pós-graduação de gestão da experiência do usuário da ESPM, afirma que o comercial já pode ser considerado o exemplo do que não se fazer em marketing. “Uma grande ideia mal contada e mal executada”, diz. Alguns dos pontos que os dois especialistas consideram cruciais no comercial da Pepsi e que não seja repetido por outras marcas, sobretudo, em tempos tão agitados do ponto de vista político e social:

Busque no público real as respostas para sua tese
De acordo com Aimee Woodall, o equívoco de muitas marcas é partir de suas próprias teses e não ouvir quem realmente importa na abordagem de determinado tema. “A melhor maneira de fazer isso é incluir o seu público na conversa. Se você permitir que as pessoas falem sobre o que é importante para elas, você vai ter uma história muito mais atraente para contar – algo que possa causar impacto real”, diz Aimee.

O seu garoto-propaganda representa o tema?
Sergio Lage questiona a escolha da modelo Kendall Jenner para protagonizar o filme. “Nada contra ela, mas qual sua ligação com os movimentos políticos e com o ativismo social? Me parece apenas alguém para agradar uma parcela do público adolescente. Mas daí vem o maior erro. Misturar coisas tão sérias como multiculturalismo, ativismo político e transformar tudo isso em um espetáculo me parece no mínimo um projeto feito sem a mínima noção do que estes movimentos e manifestações significam culturalmente para esta geração”, critica Lage. Aimee concorda com Lage sobre a escolha de Kendall. “Alguém ao menos se questionou se ela era a opção mais correta? ”, diz.

pepsiyoung

Uma das primeiras aproximações da Pepsi ao público jovem na década de 1970 (Crédito: Reprodução)

Desconexão da marca com o momento
“A Pepsi foi a primeira marca na década de 70 a convidar ao jovem a ‘Think Young, Drink Pepsi’, queria ser a bebida da geração jovem e não percebeu que se ela quiser ser relevante para estas novas gerações, suas campanhas não podem girar em torno de um discurso fake e pop, ou de uma garrafa ou latinha de Pepsi como a solução dos problemas e conflitos sociais que vivemos”, observa Lage reforçando que a campanha reflete uma desconexão com as abordagens de comunicação de marca atual centrada em produtos e logos e um distanciamento com a forma de pensar e agir dos jovens.

Você realmente precisa levantar uma bandeira?
“Eu desconfio deste excesso de bom mocismo e politicamente correto de algumas marcas, pois isso me soa falso e sem consistência, e no final acaba gerando ainda mais posições de antagonismo entre “nós’ e “eles” e reforçando discursos maniqueístas, criando um gap dialógico ainda maior e uma possibilidade de diálogos e consensos”, critica Lage. O acadêmico reforça que o risco das marcas é “reduzir a uma caricatura ou um estereótipo uma geração tão flutuante, instável e diversa de comportamentos e atitudes, humores, posturas e projetos têm gerado muita controvérsia”.

O comercial retirado do ar pela Pepsi:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa