As marcas com maior engajamento emocional

Buscar

Comunicação

Publicidade

As marcas com maior engajamento emocional

Claro, Nextel e PagSeguro lideram levantamento da Forebrain com os comerciais que se destacaram em nível de atenção, motivação e memorização

Luiz Gustavo Pacete
4 de maio de 2017 - 8h20

Atenção, motivação e memorização. Esses três elementos fundamentais na reação emocional de um consumidor à determinada campanha foram mapeados por meio de uma pesquisa da Forebrain. O levantamento foi feito durante o mês de abril e levou em consideração 35 filmes publicitários veiculados nacionalmente na TV e na internet. O principal objetivo foi identificar os comerciais que melhor atendiam a esses propósitos.

Para avaliar o conteúdo dos anúncios, foram reunidas 60 pessoas, que tiveram suas reações monitoradas para que se chegasse a um resultado pautado em informações científicas. Durante o processo, foram utilizadas as tecnologias de análise de padrão de ondas cerebrais e monitoramento dos olhos. O primeiro levantamento feito pela plataforma foi em dezembro do ano passado quando 39 filmes foram avaliados.

“A partir desses insights é possível identificar quais elementos e construções são mais eficazes para mudar percepções e escolhas de diferentes públicos e construir campanhas mais assertivas”, diz Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

No Índice de Atenção, a Claro lidera um ranking de dez marcas seguida por Samsung, Banco do Brasil, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Itaú, Gomes da Costa, Omo, Petrobras Premmia e Secom (anúncio do Governo Federal). O índice de atenção descrito nos resultados da pesquisa avalia o quanto os comerciais apresentados e suas estratégias de comunicação foram efetivos em captar e manter a atenção do telespectador.

No que diz respeito ao Índice de Motivação, a Nextel lidera seguida por JBS, Vanish, Nivea, Neosaldina, Natura, Ipiranga, Itaú, Guaraná Antártica e Ford. O índice de motivação é a emoção do telespectador diante do filme e pode ser positiva ou negativa. “Estratégias que empregam humor normalmente buscam gerar emoções positivas no espectador, enquanto comerciais que abordam situações de dor, perda e conflito naturalmente acabam por gerar uma motivação negativa”, diz o estudo.

Já quando o tema é Memorização, quesito que identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de informação ou experiências, PagSeguro lidera seguido por Casas Bahia, Ricardo Eletro, Oi, Nivea Sun, Banco do Brasil, Claro, Vivo, Ford e BRF.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • publicidade

  • campanhas

  • claro

  • nextel

  • uol

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”