AMVBBDO de Londres cria vagas de meio-período para mães criativas

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AMVBBDO de Londres cria vagas de meio-período para mães criativas

Agência quer tornar a possibilidade de trabalhar por meio-período concreta para pais e mães que se dedicam primariamente ao cuidado dos seus filhos


21 de junho de 2017 - 8h00

(Crédito: Reprodução)

Por Alexandra Jardine, do Advertising Age

A agência AMV BBDO de Londres, que atende marcas como Pepsi, Mars e Guinness, abriu vagas de meio-período para oito a dez criativas. A agência tem planos de expandir a medida para suas demais áreas no futuro. Tais cargos terão a metade do horário requerido em contratos de trabalho padrão.

O objetivo é identificar os melhores criativos que podem ter tido uma pausa em suas carreiras. Pais que têm como função primária o cuidado de seus filhos e que estão tentando voltar para o mercado de trabalho também podem se candidatar.

Adrian Rossi e Alex Grieve, diretores de criação da AMV BBDO, explicam que a iniciativa surgiu do insight de que a experiência é extremamente subestimada. “Há muitas mulheres ingressando na área, mas poucas no topo e quase nenhuma mulher entre seus 30 e 40 anos”, diz Alex.

“Nós conversamos com muitas mulheres sobre isso e, às vezes, quando elas voltam para o mercado, as condições são paternalistas e o trabalho não é tão animador”, complementa Adrian Rossi. “Voltar pode ser desapontador. Por exemplo: elas recebem projetos pouco desafiadores e são afastadas dos melhores clientes. Nós queremos fazer com que elas façam os melhores tipos de trabalhos.”

“Nós queremos fixar uma bandeira no chão aqui”, diz Adrian. “Não é um gesto temporário.”

Até o momento, cerca de duas dúzias de pessoas se inscreveram para as vagas, tanto profissionais de dentro quanto de fora da agência. Cada contratado vai ser encaminhado para trabalhar com um mentor para ajudá-los a se reinserir no mercado de trabalho. Adrian Rossi diz que esse mentor pode ser um cliente, uma mulher com experiência em produção ou agências de criatividade. Cada mentor vai ser sorteado para atender um recém-chegado.

Adrian Rossi e Alex Grieve apontam que não houve nenhuma pressão direta dos clientes, mas eles falaram com diversas clientes mulheres antes de lançar as vagas para se aconselharem. A iniciativa foi aprovada pela rede BBDO.

Demais redes e holdings têm planos para incrementar o número de mulheres na liderança — como o “The Phyllis Project”, da DDB e o “Omniwomen”, da Omnicom — e outras agências, como a CP&B de Londres, ofereceram turnos menores para mulheres voltando para o mercado de trabalho. Ainda assim, a AMV acredita que o seu programa é o primeiro — ao menos em Londres — a oferecer vagas de meio-período permanentes.

“Nós queremos fixar uma bandeira no chão aqui”, diz Adrian. “Não é um gesto temporário.”

Traduzido por Thaís Monteiro

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