“Não é justo que minha opinião reflita a da agência”.

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Comunicação

“Não é justo que minha opinião reflita a da agência”.

Mentor Neto comenta repercussão de ação interna em comemoração ao Dia do Homem feita na Bullet


19 de julho de 2017 - 10h13

Em um post publicado em sua página no Facebook, datado do último dia 15 de julho, o CCO da agência Bullett, Mentor Neto, pediu desculpas por uma ação interna realizada pela agência na sexta-feira, 14. Para homenagear os homens da agência, em função do Dia do Homem, comemorado no dia 15, foram distribuídas caixas de brigadeiro com o texto “Feliz dia do tô nem ai para a celulite mesmo”.

Após a repercussão negativa sobre o teor considerado “machista” da ação. Mentor Neto escreveu sobre o assunto em sua página. “O título da caixinha trouxe uma ideia extremamente machista. Em nome da agência, peço desculpas por algo que revela a cultura machista diluída na sociedade”, escreveu.

Caixa de brigadeiros distribuída aos homens da Bullet (Crédito: Reprodução)

O publicitário justifica que o título passou batido, mas deveria ter sido evitado. “Alguém deveria ter visto. Evitado o piloto-automático. Não foi o que aconteceu. Em nome da agência, peço desculpas por um título que revela a cultura machista diluída na sociedade”, escreveu Mentor.

Antes do pedido de desculpas, Mentor escreveu outro post, mas que foi apagado após ele considerar que era importante expressar a opinião da agência e não mais sua visão pessoal. No post apagado ele dizia: “politicamente corretos de plantão conseguem enxergar machismo na frase. Como se no mundo real não existisse uma parcela de mulheres que efetivamente evitam determinados alimentos para não ter celulite. Na verdade, é gente que não lê. Para essa gente pega bem descobrir machistas enrustidos. Na verdade, não são politicamente corretos. São só burros mesmo. Mundo chato esse mundo.”

Ao Meio & Mensagem ele comenta o caso:

Mentor Neto

Meio & Mensagem – Você se assustou com a repercussão diante de uma ação interna da agência? Ou entende que isso é um reflexo de todas as discussões presentes no mercado envolvendo a diversidade?
Mentor Neto – Eu tenho plena consciência que determinados assuntos despertam reações explosivas nas redes sociais. Cada assunto tem seus haters, seus lovers, suas comunidades. Com mais de 160 mil seguidores no Facebook, muita gente discorda de determinados posts, mesmo assim, continua me seguindo. Então, não me espanta a reação e acho positivo que a agência esteja inserida na discussão de diversidade. Nesse caso ouvi posturas contrárias e posturas favoráveis. Ouvi gente criticando duramente. Ouvi gente dizendo que as críticas não passam de mimimi. A gente vive nessa dicotomia hoje em dia. E como uma empresa de comunicação, a gente precisa ter a sensibilidade para lidar com as críticas.

“Eu tenho plena consciência que determinados assuntos despertam reações explosivas nas redes sociais”

M&M – Antes de escrever o post atual, você chegou a fazer um outro com outro tom, que foi apagado em seguida. Por qual motivo você mudou de ideia ou considerou que o tom do primeiro post não estava adequado?
Neto – Para o bem e para o mal, eu tenho uma audiência muito grande no Facebook. Um alcance que, dependendo do post, pode chegar a mais de um milhão de leitores. A esmagadora maioria não é de publicitários. Gente que não está preocupada com a mensagem num brinde da Bullet. Meu primeiro post refletia minha opinião pessoal, para minha audiência, da dificuldade de compreensão do contexto de determinadas mensagens. Era muito mais uma reflexão, na mesma linguagem sarcástica que costumo utilizar. No entanto, o assunto ganhou tração e a discussão passou a ser sobre a Bullet. Neste momento achei correto mudar o viés. Temos mais de uma centena de profissionais e não acho justo que minha opinião pessoal reflita a opinião destes profissionais ou da agência. Assim, achei justo pedir desculpas a quem se sentiu ofendido. Fiz um post me desculpando e deixando claro que a Bullet é uma agência com mais de 60% de mulheres, muitas em posições de direção como na Administração, Mídia, Planejamento, entre outras. Não existe nenhuma razão para nossa personalidade ser reduzida a um título.

M&M -Além do que você escreveu no post qual reflexão você faz sobre os cuidados a serem tomados com qualquer tipo de ação envolvendo esses temas?
Neto – 
Como eu disse, nos dias de hoje qualquer atitude pode ser interpretada por diversos ângulos. Na Bullet continuaremos a trabalhar com a filosofia que sempre tivemos. Respeitamos e apoiamos a diversidade. Respeitamos nossos profissionais. Não temos 30 anos à toa. Nosso trabalho é sempre feito com boa fé, com respeito e com equilíbrio. Se erramos, pedimos desculpas. Simples assim.

M&M – Isso te deixou em alerta tanto para próximas ações da agência quanto para o próprio dia a dia na relação com os clientes?
Neto – A gente vive sob uma nova ordem. Um tempo de discutir cada um dos aspectos da Comunicação. Não acho que este fato tenha ligado um alarme. Esse alarme foi ligado há muito tempo. Acho que foi apenas um lembrete de que temos que estar alertas todo o tempo. Críticos sempre vão existir. Erros podem acontecer. Grandes marcas criaram campanhas polêmicas por equívocos de avaliação. Tudo isso é parte dessa nova ordem.

 

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