Criativos elegem as 20 campanhas do ano

Buscar

Criativos elegem as 20 campanhas do ano

Buscar
Publicidade

Comunicação

Criativos elegem as 20 campanhas do ano

Mais votado é “Astronauta”, da DPZ&T para Itaú: o sonho que virou filme, e o comercial que virou livro


22 de dezembro de 2017 - 12h05

Por si só já chama atenção o clássico “Starman”, de David Bowie, adaptado para “StarGirl”, em sintonia com um dos temas mais debatido pela indústria da comunicação nos últimos tempos: o empoderamento feminino. Pois foi ao som dessa música que se desenrolou a história eleita pelos líderes criativos das maiores agências brasileiras como a Campanha do Ano de 2017. O filme “Astronauta”, criado pela DPZ&T para o projeto “Leia Para Uma Criança”, do banco Itaú, que distribui livros infantis ao público como forma de incentivo à educação, foi o líder isolado na enquete realizada por Meio & Mensagem pelo sexto ano consecutivo. A campanha fez tanto sucesso que após a estreia do comercial, em setembro, o Itaú resolveu lançar um livro com a mesma temática: A Menina das Estrelas, escrito pela cantora e compositora Tulipa Ruiz e publicado na Coleção Kidsbook Itaú Criança.

A reportagem ouviu 98 presidentes, chairmans, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, entre os dias 7 e 14 de dezembro. Foi pedido a cada um deles (veja no final os nomes de todos os eleitores) que fizessem listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas. As campanhas foram apontadas em ordem de preferência. Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima. Alguns eleitores selecionaram menos campanhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos e cerca de 160 ações foram mencionadas por pelo menos um jurado.

Os votantes não puderam escolher campanhas de sua agência nem ações nas quais tenham se envolvido em empresas pelas quais passaram anteriormente. Fora isso, valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias. Desde que fossem criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro ou, em casos mais amplos, que o País estivesse incluí¬do no target.

Confira, a seguir, o ranking das 20 melhores campanhas de 2017:

1ª “Astronauta”, da DPZ&T para Itaú – 467 pontos
Atento aos temas prementes do empoderamento feminino e da inclusão étnico-racial, o filme conta o sonho de uma menina negra que quer viajar ao espaço para divulgar o projeto “Leia Para Uma Criança”. Produção de Saigon Filmes e Satélite Áudio.


2ª “Nosferatu”, da AlmapBBDO para Getty Images – 269 pontos
A ideia de sonorizar o clássico do cinema mudo utilizando arquivos de áudio do banco sonoro da Getty Images é um dos cases brasileiros mais premiados do ano em festivais internacionais. Produção de BossaNovaAnimation, Slikland e Punch.

3ª “Tô com obra”, da Talent Marcel para Tigre – 264 pontos
Os três filmes (“Acidente”, “Amante” e “Tatuador”) da temporada de 2017 da série criada para a marca repetem o sucesso das anteriores – em 2016, a campanha “Palavrões fofos” foi a segunda neste ranking. Produção de Pródigo e Comando S.

4ª “Corrida de Natal”, da F/Nazca S&S para Sadia – 245 pontos
Ao invés de divulgar o cardápio natalino da marca, a mensagem conta uma bonita história de uma menina com síndrome de down que treina para participar de uma competição escolar com a inesperada ajuda de um vizinho. Produção de Killers e Tesis.

5ª “Homenagem”, da FCB Brasil para Brastemp – 167 pontos
A releitura de uma das campanhas de maior sucesso da história da publicidade brasileira, criada nos anos 1980 pela Talent, começou nas redes sociais e fez tanto sucesso que foi parar na TV. Produção de Santa Transmedia e Antfood.

6ª “Reposter”, da F/Nazca S&S para Skol – 166 pontos
Para comemora o Dia Internacional da Mulher, a marca resolveu reconhecer o seu passado machista e se desculpar através das mãos de seis ilustradoras que recriaram imagens antigas, com um olhar mais moderno e feminino. Produção Vetor Zero e Loud.

7ª “The debut”, da Africa para Budweiser e ESPN – 160 pontos
O projeto que levou o ex-jogador Oscar Schmidt à quadra da NBA pela primeira vez envolveu comercial, estratégia nas redes sociais, evento ao vivo, produção de conteúdo e documentário para TV. Produção de Saigon e Big Foote Music.

8ª “Todo bebê é um bebê Johnson’s, da DM9DDB para Johnson & Johnson – 156 pontos
A inédita escolha de uma criança com síndrome de down para personificar o tradicional bebê Johnson’s emocionou o público na época do Dia das Mães. Produção de O2 Filmes e Cabaret Studio.

9ª “A cor da corrupção”, da Grey para Reclame Aqui – 154 pontos
Com bom desempenho em festivais internacionais, o case digital partiu do um plug-in Vigie Aqui, que instalado no computador colore de roxo o nome dos políticos citados em casos de corrupção e dá mais detalhes sobre os processos.

10ª “Feitas do verão brasileiro”, da AlmapBBDO para Havaianas – 146 pontos
A campanha global da marca, composta por diversas peças gráficas, embalagens especiais e multicoloridas, material de marketing direto e ponto de venda, pretendeu levar ao mundo a essência, a alegria e o ritmo do verão brasileiro.

11ª “Se vai perguntar, pergunta lá no Posto Ipiranga”, da Talent Marcel para Ipiranga – 108 pontos

12ª “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”, da David para Coca-Cola – 100 pontos

 

13ª “A voz da arte”, da Ogilvy para IBM – 98 pontos


14ª “Lançamento Next”, da R/GA para Bradesco – 97 pontos


15ª “Movido a respeito”, da Rede Globo para Instituto Rodrigo Mendes – 95 pontos

16ª “Tá redondo, tá junto”, da F/Nazca S&S para Skol – 88 pontos

17ª “Renilbert” e “Pernitta”, da AlmapBBDO para iFood – 86 pontos

18ª “VR vaccine”, da Ogilvy para Hermes Pardini – 83 pontos

19ª “Floresta Sem Fim”, da David para Faber Castel – 78 pontos

20ª “Santa Clarita Diet”, da CP+B para Netflix – 67 pontos

Os eleitores
Os dirigentes de áreas de criação responsáveis pela escola das melhores campanhas de 2017 e suas respectivas agências no momento do voto (entre 7 e 14 de dezembro):
Adriano Abdalla (Tribal)
Adriano Matos (Grey)
Alessandra Sadock (Artplan)
Alessandro Bernardo (Fbiz)
Alexandre Vilela (Z+)
Álvaro Rodrigues (Fullpack)
André Amoedo (Propeg)
Andre Kassu (CP+B)
André Pedroso (Fischer)
Andrea Siqueira (Isobar)
Arício Fortes (DM9DDB)
Átila Francucci (Nova/SB)
Carlos Fonseca (Tribal)
Carlos Schleder (DPZ&T)
Celso Alfieri (Y&R)
César Leite (Bullet)
Claudio Lima (Ogilvy)
Clovis Marchetti (Leo Burnett Tailor Made)
Daniel Kalil (AKQA)
Daniel Schiavon (BETC/Havas)
Daniela Ribeiro (Heads)
Douglas Kozonoe (Isobar)
Eco Moliterno (Accenture)
Edgard Gianesi (David)
Eduardo Battiston (DM9DDB)
Eduardo Camargo (Mutato)
Eduardo Martins (Talent Marcel)
Eduardo Rodrigues (E/OU MRM)
Eduardo Salles (MullenLowe)
Eiji Kosaka (WMcCann)
Erh Ray (BETC/Havas)
Fábio Barreto (Sides)
Fabio Mergulhão (Aktuellmix)
Felipe Simi (Soko)
Félix Del Valle (Ogilvy)
Fernanda Chaccur (Momentum)
Fernanda Guimarães (Mutato)
Flávio Waiteman (Tech and Soul)
Fred Siqueira (Ampfy)
Gabriel Araujo (Little George)
Gil Pinna (MullenLowe)
Giuliana Viscardi (CuboCC)
Guiga Giacomo (Ogilvy)
Guilherme Jahara (Fbiz)
Gustavo Bastos (Onzevinteum)
Gustavo Diehl (Lew’Lara\TBWA)
Henrique Mattos (Publicis)
Jairo Anderson (VML)
James Scavone (Tribal)
Joanna Monteiro (FCB Brasil)
Larissa Magrisso (W3haus)
Laura Esteves (Y&R)
Leo Avila (Santa Clara)
Luis Renato Constantino (Oliver)
Luiz Tastaldi (Lua Propaganda)
Marcello Droopy (Talent Marcel)
Marcelo Lenhard (Hands)
Márcio Fritzen (Ogilvy)
Marcio Juniot (Leo Burnett Tailor Made)
Marco Monteiro (FCB Brasil)
Marco Monteiro (FCB Brasil)
Marie Julie Gerbauld (Publicis)
Mario D´Andrea (Dentsu Creative Group)
Mateus Braga (Isobar)
Matias Menendez (Africa)
Mentor Muniz Neto (Bullet)
Nina Lucato (Agência Tudo)
Otavio Schiavon (Africa)
Paulo Aguiar (AG2)
Paulo Voltolino (Multi Solution)
Pedro Araujo (AKQA)
Pedro Prado (F/Nazca S&S)
Rafael Donato (David)
Rafael Gonzaga (Grey)
Rafael Pitanguy (Y&R)
Rafael Urenha (DPZ&T)
Renata Leão (JWT)
Renato Simões (W+K)
Ricardo Chester (Almap BBDO)
Roberto Lautert (JR Propaganda)
Rodolfo Sampaio (Moma)
Rodrigo Castellari (F/Nazca S&S)
Rodrigo Jatene (Grey)
Rodrigo Senra (Fbiz)
Rodrigo Tórtima (Talent Marcel)
Rynaldo Gondim (Heads)
Saulo Barbosa (Escala)
Saulo Rodrigues (R/GA)
Sergio Alves (Cheil)
Sérgio Gordilho (Africa)
Sthefan Ko (Lew’Lara\TBWA)
Theo Rocha (F/Nazca S&S)
Thiago Lacorte (Fischer)
Tiago Lucci (REF+)
Toninho Neto (F&Q Brasil)
Viviane Pepe (WMcCann)
Wilson Mateos (Leo Burnett Tailor Made)
Zico Farina (Artplan)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia