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Veja as campanhas brasileiras mais premiadas

Das 15 ações publicitárias mais pontuadas no Ranking Meio & Mensagem, sete são da AlmapBBDO


22 de fevereiro de 2018 - 14h02

(rankings atualizados em 17 de março de 2018)*

 

“Infinitas Possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images. Foto: Divulgação

A campanha “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images, é bicampeã no Ranking Meio & Mensagem. A rara proeza de repetir na lista relativa a 2017 o mesmo primeiro lugar conquistado na de 2016 se deve ao fato da carreira de sucesso internacional do case ter começado pelo Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2016 e prosseguido até meados do ano passado, quando, no mesmo evento, a Almap iniciou a escalada de troféus de outra campeã de prêmios: “Nosferatu”, também desenvolvida para a Getty Images e segunda colocada em 2017 no ranking que soma os desempenhos das agências brasileiras nos principais eventos do setor. Das 15 campanhas mais pontuadas no ano passado, sete são da AlmapBBDO.

Consolidado pelo décimo ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais. Nas listas relativas a 2017, a metodologia foi simplificada, passando a considerar todos os troféus conquistados por agências instaladas no Brasil em 12 eventos cujo foco principal é a criação publicitária – antes, áreas fora das onze principais listadas na tabela desta reportagem eram desconsideradas, como, por exemplo, o Cannes Health. Por este motivo, a tabela de Campanhas mais pontuadas passa a conter a coluna “Outros”, na qual foram agrupados os pontos obtidos em áreas fora das onze principais, que são: Film, Press, Outdoor, Direct, Digital, Radio, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea – a observação da tabela permite saber qual foi a mais pontuada em cada uma delas.

Aos festivais considerados é dado um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos. Assim, os eventos considerados e seus respectivos pesos são os seguintes: Festival Internacional de Criatividade de Cannes (peso 15), D&AD e One Show (peso 14), Clio Awards, Art Director’s New York e Festivais de Londres e Nova York (peso 12), Wave Festival (peso 8), El Ojo de Iberoamérica (peso 7 e considerando apenas a premiação ibero-americana e não o chamado “desempenho local”), Effie Awards Brasil (6), Anuário do Clube de Criação e Profissionais do Ano (5). No caso do Clio Awards, é considerado apenas o evento principal, realizado em setembro, em Nova York, e não estão contabilizados os prêmios conquistados nas versões Sports, Music, Entertainment, Health e Fashion & Beauty (realizadas em outras ocasiões). Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São computados apenas os troféus atribuídos a campanhas.

Também foi modificado o peso de cada troféu conquistado, para adequação à nova pontuação do Festival de Cannes, que é o mais importante da indústria em todo o mundo e a partir de 2018 passará a valorizar mais os Grand Prix e Ouros. Sendo assim, cada Grand Prix contou 30 pontos; cada Ouro, 15; cada Prata, 7; e cada Bronze, 3.

Veja, a seguir, as 15 campanhas brasileiras mais premiadas de 2017:

1ª “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images

2ª “Nosferatu”, da AlmapBBDO para Getty Images

3ª “Preço na camisa”, da DM9DDB para o Bompreço, do Walmart

4ª “Feitas do verão brasileiro”, da AlmapBBDO para Havaianas

5ª “A cor da corrupção”, da Grey para Reclame Aqui

6ª “Kiss the Kremlin”, da DM9DDB para SSEX BBOX

7ª “The debut”, da Africa para Budweiser e ESPN

8ª “Dog Channel”, da AlmapBBDO para Pedigree, da Mars

9ª “Mulheres”, da Ogilvy & Mather para Forbes

10ª “Doe as barras”, da J. Walter Thompson para Atados

11ª “Um novo banco conectado”, da R/GA para Next, do Bradesco

12ª “Magic words”, da AlmapBBDO para HP

13ª “De Real para Realidade”, da FCB Brasil para Estadão

14ª “Portões”, da AlmapBBDO para Volkswagen

15ª “O Livro do Rock”, da AlmapBBDO para Kiss FM

*Rankings atualizados em 17 de março de 2018. Após publicação do Ranking Meio & Mensagem, a reportagem foi alertada de uma atualização na lista de ganhadores da área de Produção Digital no festival El Ojo de Iberoamérica. Com isso, o projeto “Um novo banco conectado”, da R/GA para a marca Next, do Bradesco, passa a figurar no ranking como 11ª campanha mais pontuada. A R/GA, antes na 13ª colocação, assume a 8ª posição na lista de agências. Africa e J.Walter Thompson também somam mais pontos, mas permanecem, respectivamente, na 2ª e 5ª colocações. Entre os anunciantes, o Bradesco salta da 14ª para a 7ª posição (veja aqui os rankings de agências e anunciantes atualizados). Os rankings foram atualizados com essas correções. O texto da reportagem não foi modificado.

Crédito da imagem no topo: Arthur Nobre

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