Conar adverte associação de coaching por ação em novela

Buscar

Conar adverte associação de coaching por ação em novela

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar adverte associação de coaching por ação em novela

Por unanimidade, Conselho decidiu punir Instituito Brasileiro de Coaching por merchandising feito em O Outro Lado do Paraíso


13 de abril de 2018 - 9h09

Cena da novela mostrou o uso de técnicas de coaching para fazer regressão e tratar traumas psicológicos (Crédito: Reprodução)

Em reunião realizada nessa quinta-feira, 12, o Conselho de Ética do Conar julgou o processo número 055/18, aberto para avaliar o merchandising promovido pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) na novela O Outro Lado do Paraíso, da Globo.

Exibidas nos primeiros dias de março, as ações de merchandising foram contextualizadas na trama da personagem Laura (interpretada pela atriz Bella Piero), que buscou ajuda com uma profissional especializada em coaching (Adriana, interpretada pela atriz Julia Dalavia), para recuperar memórias referentes a um abuso sexual sofrido na infância. Ao final dos capítulos que abordaram o assunto, os créditos da novela mencionaram a ação de merchandising do IBC.

Assim que os capítulos foram exibidos, o Conar recebeu reclamações de espectadores que criticaram o fato de a trama mostrar um profissional usando coaching para tratar de sérios problemas e traumas psicológicos. Para avaliar se houve abuso na mensagem, o Conar abriu processo para avaliar a conduta do IBC. Embora tenha veiculado a ação de merchandising em sua novela, a Globo não foi envolvida no processo.

Segundo resolução do Conar, os membros do conselho de ética que julgaram o caso decidiram, por unanimidade, advertir o IBC pela ação. Nesse caso, o anunciante receberá uma notificação formal de advertência pela ação.

Após a polêmica, a Globo não exibiu outras sessões de coaching na trama. O caso da personagem Laura foi resolvido e a o núcleo de Adriana, personagem que aplicava as técnicas de coaching, tomou outro rumo da história de Walcyr Carrasco.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário