De presunto a perfumes, a trajetória publicitária de Fátima Bernardes

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Comunicação

De presunto a perfumes, a trajetória publicitária de Fátima Bernardes

Apresentadora fez sua reestreia como garota-propaganda em campanha da rede Extra


16 de abril de 2018 - 7h00

Foi em fevereiro de 2014, no intervalo do Fantástico, que a jornalista Fátima Bernardes estreou sua trajetória publicitária. Na ocasião, Fátima iniciava sua relação com a Seara que durou até junho do ano passado, quando a parceria foi rompida após os escândalos envolvendo a JBS e a Operação Carne Fraca.

 

Fátima Bernardes aparece na principal campanha da rede Extra deste ano (Crédito: Reprodução)

Neste domingo, Fátima iniciou seu novo grande projeto publicitário. Desta vez, sendo a garota-propaganda da rede de supermercados e hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, em uma campanha assinada pela Leo Burnett Tailor Made.

Na campanha, Fátima ressalta o otimismo e a força de vontade dos brasileiros com a Copa do Mundo da Rússia. Segundo a Leo Burnett, a apresentadora foi escolhida por ter um grande apelo com o público da rede em todo o Brasil, além de transmitir credibilidade e ter sido eleita a “Musa do Penta” pelos jogadores da Seleção, em 2002.

Apesar de Seara e Extra serem representativos na trajetória publicitária de Fátima Bernardes, a apresentadora já realizou diversas ações, que vão de merchandising a branded content, com marcas como Itaú, Natura, Rommanel e Sistema Positivo de Ensino.

Como garota-propaganda da Seara, Fátima Bernardes protagonizou, em 2015, o que foi apelidado de “guerra dos presuntos”, em uma disputa envolvendo as marcas da BRF, Sadia e Perdigão, e a Seara. E também pela Seara, em novembro de 2016, Fátima virou até personagem da animação Garfield.

 

Fátima virou personagem do desenho animado Garfield na época em que era parceira da Seara (Crédito: Reprodução)

De 2011 — ano em que saiu do Jornal Nacional — até 2014, quando assinou seu primeiro contrato publicitário de grande expressão, foi grande a expectativa do mercado em relação a Fátima Bernardes. Até então, como jornalista, ela não podia realizar nenhum tipo de merchandising nem ação publicitária. Veja as ações de Fátima Bernardes com marcas, dentro e fora de seu programa, o Encontro.

Seara
Fevereiro de 2014
O contrato com a Seara foi fechado em 2014 e a estreia da jornalista como garota-propaganda da marca foi em fevereiro daquele ano. Veiculado em rede nacional, o vídeo produzido pela WMcCann promovia a conversa da apresentadora com os consumidores com o objetivo de falar sobre mudança de hábitos. A mensagem de Fátima fazia menção indireta ao fato de ela ter mudado sua carreira em analogia à trajetória da marca que havia sido comprada pela JBS, em 2013.

Denise Hills, superintendente do Itaú e Fátima Bernardes

Itaú
Abril de 2014
O contrato entre a apresentadora e o Itaú foi fechado em 2013, mas somente em abril estreou no encontro uma ação de merchandising do banco. Nos quadros do programa, a apresentadora recebia consultores financeiros e profissionais para falarem sobre hábitos financeiros.

Rommanel
Abril de 2016
Uma das parcerias de mais tempo com a apresentadora é a marca de joias Rommanel que estreou no Encontro em abril de 2016 com dicas e histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas após conhecerem a marca.

Sistema Positivo de Ensino
Maio de 2017
A rede de educação protagonizou várias ações de merchandising no programa. Uma delas, trouxe a discussão envolvendo país e educadores sobre a evolução dos filhos em período escolar.

Natura
Junho de 2017
A marca de cosméticos inicia uma série de conteúdo no Encontro em que Fátima convida as mulheres a se reconectarem com seus corpos através do toque.

*Crédito da foto ao alto: Divulgação TV Globo

 

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