Proibida leva cartão amarelo da Justiça

Buscar

Proibida leva cartão amarelo da Justiça

Buscar
Publicidade

Comunicação

Proibida leva cartão amarelo da Justiça

Marca fica impedida de exibir campanhas que mostrem Neymar vestido com as cores da seleção, mas pode fazer uso do número 10 e das estrelas em alusão ao hexa


23 de abril de 2018 - 17h35

(Crédito: Reprodução)

Após meses de processo judicial, o embate entre a marca de cerveja Proibida e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) junto com uma de suas patrocinadoras oficiais, a Ambev, teve uma definição. Na semana passada, 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que a Proibida terá de fazer algumas alterações em sua campanha publicitária, mas fica liberada de usar o jogador Neymar e o número 10 que o craque utiliza na camisa.

A briga judicial entre as duas partes começou no final de 2017, quando a Proibida lançou uma nova campanha de verão com o jogador Neymar, assinada pela agência We. Por interpretar que a marca estaria fazendo uma alusão indevida do craque com o uniforme da seleção brasileira, a CBF e a Ambev abriram um processo contra a Proibida, solicitando a suspensão da campanha e a retirada do mercado de todas as embalagens da cerveja que continham, nos rótulos e nas latas, o número 10 e seis estrelas, em alusão ao hexacampeonato que o Brasil busca neste ano.

Já em 2018, o Tribunal de Justiça do Rio julgou o pedido da CBF e da Ambev, indeferindo os questionamentos acerca da embalagem e da campanha. Mesmo após a primeira sentença, as duas partes recorreram da decisão e solicitaram uma nova investigação da Justiça.

Em fevereiro, a Proibida lançou uma nova campanha com temática carnavalesca, em que Neymar aparece usando uma camisa amarela, com o número 10, e shorts na cor branco – assim como um dos uniformes oficiais da seleção brasileira. A observação também foi acrescentada ao processo, cujo veredito foi dado na semana passada. Relembre o comercial:


Sentença positiva
De acordo com Carolina Rosa, advogada representante da Proibida, a sentença acabou sendo favorável à marca. “Praticamente todos os recursos de Ambev e CBF foram negados, com exceção da utilização do Neymar com uniformes que remetam às cores da seleção brasileira. A sentença foi bem clara ao determinar que a Proibida não pode mostrar o jogador usando camiseta amarela, com o número 10, em conjunto com shorts brancos ou azuis, por exemplo. Mas a marca continua liberada para fazer campanhas com o jogador e manter as embalagens com o número 10 e a as estrelas”, explicou a advogada.

No texto oficial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, há a previsão de uma multa de R$ 100 mil por cada vez que a Proibida veicular um material de campanha que mostre Neymar com as cores da seleção. Veja o parecer da justiça:

A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio determinou que a cervejaria Proibida deixe de usar em suas campanhas publicitárias uniformes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – tanto os oficiais quanto as cópias – sob pena de multa de R$ 100 mil por cada veiculação de propaganda. Os magistrados seguiram o voto do relator, desembargador Wagner Cinelli, em ação movida pela CBF e pela Ambev, patrocinadora oficial da seleção e detentora de contrato de exclusividade, por causa de uma propaganda da Proibida onde Neymar aparece com um uniforme parecido com o da seleção brasileira, que é patrocinada pela Ambev. No tocante ao uniforme, é aceito por todos, sem dificuldade, que, na hipótese, a agravada não poderia usar em sua propaganda o uniforme oficial da Seleção Brasileira, por ausência de autorização da CBF e também porque a AMBEV, que atua no mesmo segmento da agravada, é a patrocinadora oficial da seleção, detendo contrato de exclusividade e que garante a esta última o uso de imagens dessa natureza”.

Segundo a advogada, a Proibida ainda não foi oficialmente intimidada da decisão judicial. Assim que isso ocorrer, a marca terá 48 horas para fazer as alterações solicitadas pelo Tribunal de Justiça.

A Proibida foi a primeira marca de cerveja a contar com Neymar Jr. como garoto propaganda. A relação do jogador com a marca teve início em fevereiro do ano passado, assim que o atacante da seleção e do PSG completou 25 anos, idade mínima para o relacionamento comercial com marcas de bebidas alcoólicas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também