Vincent Bolloré, dono do Havas e da Vivendi, é preso na França

Buscar

Vincent Bolloré, dono do Havas e da Vivendi, é preso na França

Buscar
Publicidade

Comunicação

Vincent Bolloré, dono do Havas e da Vivendi, é preso na França

Bilionário francês de 66 anos foi detido por suspeita de usar as agências do Grupo Havas para corrupção em Togo e Guiné, na África


25 de abril de 2018 - 10h13

A polícia francesa prendeu nesta terça-feira, 24, o bilionário Vincent Bolloré, de 66 anos, sob suspeita de usar as agências do Grupo Havas para subornar funcionários dos governos e políticos de Togo e Guiné, na África. Os atos teriam sido praticados em 2009 e 2010, com objetivo de dar ao Balloré Group vantagens nas operações de portos africanos – a holding é a maior operadora de transportes e logística naquele continente. A custódia inicial foi prolongada pelas autoridades francesas nesta quarta-feira, 25.

Vincent Bolloré, dono da Havas e da Vivendi (crédito: reprodução)

Maior acionista do Havas, Vincent Bolloré já comandou o grupo francês que tem seu filho, Yannick Bolloré, no posto de CEO desde 2013. Através do Balloré Group, a família também controla o grupo de mídia Vivendi, a TV francesa Canal Plus e a Universal Music. A Vivendi tem ainda 24% das ações da Telecom Itália. Na semana passada, Vincent Bolloré também passou para Yannick a presidência do conselho de administração da Vivendi. Em julho do ano passado, a fatia de 59% do Grupo Balloré na Havas foi transferido para a Vivendi.

As investigações apontam que, para disfarçar o suborno, as agências do Grupo Havas cobraram valores irrisórios de líderes africanos, ajudando-os a conquistar o poder. Já o Balloré Group nega irregularidades e diz em comunicado oficial que os serviços relacionados às faturas investigadas foram realizados “com total transparência”. “Por mais de 50 anos, a Havas atuou com sua expertise em comunicações para campanhas políticas em todo o mundo, em total conformidade com a lei, normas de regulamentação e transparência”, diz o comunicado.

A holding informa ainda que “o Grupo Bolloré ganhou a concessão no Togo em 2001 muito antes de começar a investir na Havas” e que “na Guiné, ganhou a concessão em 2011 após o fracasso do vencedor da licitação (o Grupo Bolloré ficou em segundo lugar no processo de licitação), antes da eleição presidencial”.

O Grupo Havas é o sexto maior do mundo no mercado de agências de publicidade e serviços de marketing, e tem três empresas no Brasil: BETC/Havas, Z+ e Havas Life. A Vivendi era dona da operadora brasileira de banda larga GVT e a vendeu em 2015 para a Telefonica, recebendo como parte do pagamento ações que a holding espanhola detinha na Telecom Itália. Atualmente, a Vivendi tem cerca de 24% das ações da Telecom Itália, que é dona da TIM no Brasil.

A Forbes calcula que o patrimônio da família Balloré some US$ 7 bilhões. O Balloré Group foi fundado em 1822 como fabricante de papel para embalagens de cigarros e bíblias. Vincent Bolloré assumiu o controle da holding familiar em 1981, quando atravessava dificuldades, e a transformou em um negócio bilionário. Em 2004, ele se tornou acionista do Havas e, um ano depois, virou CEO do grupo de agências.

 

* crédito da imagem no topo: erhui1979-iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy