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Comunicação

Como convencer seu chefe a te enviar para Cannes?

Diante da economia das holdings em relação ao festival, organização lança passo a passo para ajudar profissionais a persuadirem suas empresas


24 de maio de 2018 - 8h00

Vista do Palais des Festivals, onde acontece o Cannes Lions (Crédito: Eduardo Lopes)

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes tem distribuído um comunicado um tanto diferente daqueles geralmente enviados à imprensa e aos delegados. Há alguns dias, o Festival têm enviado uma mensagem intitulada “Convença o CFO” (sigla de chief financial officer, a pessoa responsável por gerir as finanças da empresa), acompanhada com um convite para fazer um download e baixar um kit que ajudará a convencer a diretoria da empresa a enviar um funcionário para Cannes.

O “kit” disponibilizado pelo Festival possui um modelo pronto de carta com argumentos para que o CFO veja o quão importante é investir para que os funcionários da empresa possam participar do evento na França, além de uma espécie de orçamento dos custos da participação.

“Nunca conhecemos pessoas que não querem ir ao Cannes Lions, mas, como em qualquer outro investimento, você precisa se planejar para convencer o dono do orçamento”, declarou Clare Hill, diretora de marketing e marca do Cannes Lions, por e-mail, ao Adverstising Age. Ela declarou que o “kit para convencer o CFO” foi preparado no início de maio, junto com o material reservado às inscrições dos delegados.

Segundo a diretora, o kit já teve mais de 500 downloads e teria sido visto por “alguns dos mais importantes CMOs do mundo. “A cada ano, mais de mil delegados com menos de 30 anos participam do Festival e queremos tornar mais fácil, para as holdings, investirem em seus talentos futuros”, disse Clare. Segundo a porta-voz, a ideia do kit não nasceu por conta dos números de interessados em participar do Festival neste ano, mas sim de um plano de marketing que já estava previsto.

A iniciativa acontece na mesma edição em que a organização do Cannes Lions anunciou uma série de medidas para responder às críticas de grandes líderes da indústria da comunicação a respeito do tamanho e da estrutura do Festival. Arthur Sadoun, presidente do Publicis Groupe, nem esperou a edição do ano passado terminar para anunciar que todas as empresas de sua holding estariam fora do Festival em 2018 para concentrar os investimentos em uma plataforma de inteligência artificial. Martin Sorrell, ex-CEO do WPP, também aproveitou o espaço do evento para reclamar que o Festival havia ficado muito caro e extenso e anunciou que faria uma revisão da participação de suas empresas. Como resposta, o Cannes Lions procurou apresentar mudanças. Além de reduzir de oito para cinco dias, o evento reorganizou as categorias e prometeu parcerias com hotéis e restaurantes da região para conseguir preços mais acessíveis para os participantes do evento.

O kit para “convencer o CFO” contém uma carta – que deve ser assinada pelo funcionário que pretende ir a Cannes – com argumentos como: “Sou consciente que no ano passado houve rumores de que o Festival estava ficando muito caro, mas posso tranquiliza-lo em relação a esse ponto. O Cannes Lions reduziu consideravelmente o custo para os participantes neste ano e o passe dos delegados foi reduzido em 900 euros. O festival também fez parceria com a cidade para congelar os preços dos hotéis, mantendo os valores do ano passado e estabeleceu preço fixo para o menu de 50 restaurantes”, diz um trecho da carta-modelo.

Outro argumento para convencer o CFO é a possibilidade de contatos e network que o participante terá durante o Festival, algo que, segundo a carta, certamente resultará em bons negócios para as agências.

*Com informações de reportagem de Megan Graham, do Advertising Age

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