Com VR, filme leva público para dentro do Cannes Lions

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Comunicação

Com VR, filme leva público para dentro do Cannes Lions

Criada pela produtora brasileira Asteroide, campanha usa tecnologia imersiva para destacar a preocupação do evento com o tema da inovação


6 de novembro de 2018 - 13h18

Baterista Morgane Taylor toca em diferentes cenários de Cannes enquanto a câmera revela o Festival e a cidade por vários ângulos (Crédito: Reprodução)

As ruas estreitas da cidade francesa. O carrossel colorido que enfeita a orla. A famosa escadaria do Palais des Festivals. O cobiçado palco da premiação. Esses cenários, conhecidos dos publicitários que frequentam o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, podem agora ser visitados por qualquer usuário do YouTube. Para começar a divulgar a edição de 2019 do evento, a Ascential, empresa responsável pelo Cannes Lions, lança a primeira campanha do Festival, que conta com tecnologias imersivas e com assinatura de uma empresa brasileira.

Em uma experiência 360 graus, o vídeo permite que os usuários vejam as paisagens do Palais e de seus arredores por diversos ângulos, tendo como elemento central a apresentação da baterista francesa Morgane Taylor, que toca o instrumento em diferentes cenários de Cannes. O trabalho de produção levou 15 dias para ser concluído. “Tivemos pouco tempo para a pré-produção. Foi o tempo dos parceiros da Mandril Audio (produtora de som responsável pelo trabalho) comporem a trilha. Convidamos a baterista Morgane Taylor, em Nice, na França, e arrumamos as malas para partir. A produção, em si, fizemos nos dias do Festival. A pós-produção levou uns 15 dias. Um pouco mais do que imaginávamos, afinal, ainda é um campo experimental. Não existem certezas”, explica Giuliano Biondi, diretor criativo da Asteroide, produtora de Curitiba escolhida para a campanha de promoção do Festival. Veja o filme:

A proposta de usar a realidade virtual para mostrar um pouco do clima do Cannes Lions partiu da própria produtora, que possui dentro de sua estrutura a Panic Lobster, uma startup de realidade virtual. Junto com a frente de conteúdo original, a Asteroide decidiu criar algo que utilizasse tecnologia imersiva e levou a ideia diretamente à Ascential, proprietária do evento. Com o interesse da organização pelo formato, a Asteroide e a organização definiram o briefing e partiram para a execução do projeto.

A ideia de oferecer um trabalho ao Festival veio após a produtora ter vivenciado dias de glória na edição 2017 do Cannes Lions, quando um trabalho de sua autoria – o case “The Refugee Nation”, criado pela Ogilvy Nova York para a Anistia Internacional, cuja produção foi assinada pela Asteroide – saiu da Riviera Francesa com 18 Leões, entre eles o Grand Prix for Good, prêmio especial destinado a cases que promovam causas importantes para a sociedade. O sucesso do trabalho teve impactos até na edição deste ano do Cannes Lions, rendendo mais um Leão na categoria Creative Effectiveness. Veja:

Agora, para auxiliar o Festival a convidar o público para a edição de 2019, a produtora decidiu fazer uso de um recurso cuja demanda é cada vez mais alta em seu cotidiano. “Tecnologias imersivas vêm ganhando espaço em diferentes áreas da comunicação e a Asteroide já vem investindo em pesquisa e desenvolvimento em mídias e plataformas emergentes. Na área de VR criamos a Panic Lobster, uma plataforma em realidade virtual para ajudar pessoas a desenvolver habilidades de comunicação. As tecnologias adquiridas e masterizadas para permitir a produção da experiência de Cannes vieram desse movimento”, conta Tiago Gavassi, CTO da Asteroide.

Após a realização do primeiro projeto com o Cannes Lions, a empresa de Curitiba espera que a parceria com a organização do Festival possa ser estendida. “Acreditamos na possibilidade de outros projetos serem realizados e estamos conversando com eles. Aliás, já temos uma ideia para 2019”, antecipa Biondi, diretor criativo da Asteroide.

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