Campanha de Natal da Perdigão é alvo de críticas

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Campanha de Natal da Perdigão é alvo de críticas

Internautas reclamam que atores dos filmes reforçam estereótipo da família branca rica e família negra pobre; anunciante diz que intenção não foi a de ofender

Thaís Monteiro
27 de novembro de 2018 - 18h18

Atualizada às 18h52

Nessa segunda-feira, 26, a Perdigão divulgou em suas redes sociais as primeiras duas peças da campanha de Natal da marca da BRF para este ano: os dois filmes, criados pela DM9DDB, contam a história de uma família que comprou um Chester da Perdigão e outra que recebeu a doação do mesmo produto por meio da ação “Você compra um Chester, a Perdigão doa outro”, feita em parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc Nacional.

Na internet, a campanha está sendo alvo de críticas, que acusam a marca de reforçar estereótipos por representar a família que comprou o Chester – e, portanto, fez a doação – com um grupo de atores brancos, enquanto a família que recebe a doação é composta por pessoas negras. No Twitter, o assunto chegou ao Trending Topics do Brasil.

A Perdigão justifica que a intenção da campanha é agradecer os consumidores pelos três anos de colaboração para o Natal de 6 milhões de pessoas. “A Perdigão lamenta que a campanha publicitária de Natal tenha ofendido qualquer um de nossos consumidores. Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos”, diz o comunicado oficial da marca.

A campanha da marca para o Natal deste ano inclui ainda um documentário sobre Cris dos Prazeres, beneficiada pela ação desde 2016, primeiro ano em que ela foi realizada, e que, neste fim de ano, irá doar um Chester pela primeira vez. O filme, também criado pela DM9DDB e produzido pela Delicatessen, tem previsão de veiculação em 80 salas de cinema comercializadas pela FlixMedia em São Paulo, e em salas da rede Cinemark.

Além disso, inicialmente estavam previstas as publicações de mais quatro vídeos com famílias beneficiadas pelo programa nas redes sociais da Perdigão.

Confira um dos filmes da campanha que estreou nesta semana nas redes sociais da marca:

 

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