Criatividade nas alturas: vídeos de bordo tentam fugir do clichê

Buscar

Criatividade nas alturas: vídeos de bordo tentam fugir do clichê

Buscar
Publicidade

Comunicação

Criatividade nas alturas: vídeos de bordo tentam fugir do clichê

Filmes de segurança ganham novas abordagens, para engajar o público e até monetizar sua atenção


14 de fevereiro de 2019 - 13h00

Rowan Atkinson (Mr. Bean) é uma das estrelas do vídeo de segurança da British (Reprodução; Youtube)

Da revista da companhia aérea até a fuselagem, a propaganda está no ar. Além de atingir um target com supostamente maior poder de compra, a chamada mídia on board também conta com um atrativo diferenciado nos dias de hoje: encontrar a audiência com tempo disponível para receber informações. Dentro deste pacote, que mescla informações e serviços, os vídeos de segurança de bordo exercem um papel importante. Nos últimos anos, para engajar o público ou até monetizar a atenção por meio de algum patrocínio, as companhias aéreas começam a trocar os vídeos sérios e sisudos por filmes bem-humorados e superproduções.

Nesta semana, a Turkish Airlines apresentou seu novo vídeo de segurança em parceria com a franquia Lego. Ao mesmo tempo que informa o público sobre os procedimentos importantes, a peça promove The Lego Movie 2, filme que estreou em fevereiro nos cinemas. O roteiro do vídeo percorre os cinco continentes, visitando Bali, Moscou, São Francisco, Roma, Cidade do Cabo, Hong Kong e Tóquio, terminando no aeroporto de Istambul. A produção consumiu quatro meses de trabalho.

Mais do que subverter a lógica dos comerciais sérios de bordo, a British Airways resolveu ironizar essa “estética padrão”. O vídeo da marca brinca com a monotonia dos atores que gravam produções do tipo. A campanha conta com personalidades de peso. Entre elas, os atores Rowan Atkinson (Mr. Bean) e Ian McKellen (Senhor dos Anéis).

Em 2014, a Air New Zealand decidiu criar o que chamou de “o vídeo de segurança mais épico já feito”. O filme foi criado em parceria com o último longa da trilogia Hobbit “A batalha dos cinco exércitos”. O vídeo, que no canal da marca conta com mais de 20 milhões de visualizações, possui a aparição especial do diretor da produção original, Peter Jackson.

Em 2015, a Delta lançou “O melhor vídeo de segurança da internet na internet”. O filme é recheado de easter eggs, trazendo uma infinidade de referências de memes que vão de gatinhos até arco-íris.

A companhia turca Pegasus Airlines foi outra que entrou na onda dos filmes. O vídeo de segurança de bordo utilizado pela companhia teve como inspiração a franquia “Os Vingadores”. Na peça, a tripulante é a Viúva Negra, que interage com um garotinho vestido de Thor. Os personagens de Capitão América e Homem de Ferro também fazem uma pontinha na produção.

A companhia aérea holandesa KLM decidiu criar uma campanha que representasse, por meio do vídeo de bordo, o mesmo cuidado com que a empresa conduz o seus produtos e serviços. Para isso, produziu um stop motion que utilizou mil desenhos em azulejos de porcelanas.

A Virgin America é uma companhia aérea norte-americana com conceito de baixo custo. A empresa pertente ao grupo Virgin Group, de Richard Branson, que pavimentou sua carreira começando pela indústria musical. Sendo assim, no vídeo de bordo, nada mais apropriado que um clipe ao invés de instruções convencionais.

Com o desafio de passar as instruções básicas de segurança aos passageiros e, ao mesmo tempo, promover a sua própria trajetória na história da aviação, a Tap resolveu fazer um tour no tempo com uma superprodução.

Imagem de topo: Jacek Dylag/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Verbo Creative Intelligence e Seven7th pretendem fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 30 milhões

  • Brian Wieser: agências full service precisam de reinvenção

    Brian Wieser: agências full service precisam de reinvenção

    No Mídia Master 2024, analista financeiro e editor do boletim informativo Madison and Wall discute crescimento das agências de mídia