patrocínio »



Jeitinho japonês com visão global

Disciplina nipônica, ginga brasileira e inovação. Esta é a receita na qual aposta Akira Kagami, o consultor global de criação da Dentsu

Felipe Turlão| » ENVIAR E-MAIL »

28 de Setembro de 2011 11:07

Kagami será palestrante no MaxíMídia
+

Kagami será palestrante no MaxíMídia Crédito: Divulgação

Conhecido como “o homem forte da Dentsu”, o consultor executivo global de criação da maior agência japonesa é formado na Universidade de Waseda e tem uma trajetória de mais de 40 anos na empresa. Já conquistou prêmios nos principais festivais do mundo como Cannes, Clio e One Show. Neste ano, recebeu o Lifetime Achievement Award no New York Festival pela contribuição de sua carreira ao mercado global da publicidade. Em Cannes, apresenta todo o ano o seminário Asian Diversity. Em seu tempo livre, dedica-se à atividade de escritor e tradutor de livros de ficção cientifica.
 

Disciplina nipônica, ginga brasileira e inovação. Esta é a receita na qual aposta Akira Kagami, o consultor global de criação da Dentsu, para alçar a maior grife da publicidade japonesa a um papel de protagonista no Brasil. O profissional será um dos principais palestrantes internacionais do MaxiMídia, evento que o Grupo Meio & Mensagem realiza entre os dias 4 e 6 de outubro, no WTC, em São Paulo. Kagami estará à frente do painel “O futuro agora. Como tudo começou e onde vai dar”, confirmado para a tarde de 5 de outubro. Mais do que o desafio de consolidar a atuação internacional da Dentsu sem abdicar da cultura corporativa japonesa, Kagami acredita que é a capacidade de promover a inovação o principal elemento de diferenciação que sua rede persegue no Brasil e nos outros 26 países onde atua – ao todo, são 144 escritórios que empregam 18 mil pessoas em 49 cidades. Para ele, o fato de ser uma empresa asiática não dificulta a expansão global por uma razão simples: não existem diferenças significativas nos processos criativos dos mundos ocidental e oriental. Kagami defende que o segredo de uma presença forte em cada mercado é ter os melhores profissionais locais, promovendo a sinergia entre o que há de melhor entre as culturas. 

Meio & Mensagem ›› Qual é a importância para a Dentsu em estabelecer operações fortes fora do mercado asiático e quais são os planos para torná-la menos orientalizada? 

Akira Kagami ›› A Dentsu já pensava em termos globais em 1961. Naquele ano, estabelecemos nossa divisão para as Américas, com a montagem de uma filial em Nova York. No ano seguinte, montamos um escritório de representação em Paris e, desde então, estamos incrementando o porte de nossa rede global para que possamos atender às necessidades de nossos clientes em qualquer mercado no mundo. Por isso, não nos enxergamos como uma agência “nascida na Ásia”. Fora do Japão, temos dado grande importância em delegar decisões executivas aos nossos gestores locais e também em contar com a participação de funcionários com origens em cada uma das regiões onde estamos. Temos grandes expectativas na Dentsu Network West, a organização que estabelecemos em outubro de 2010 para supervisionar nossas operações nas Américas, Europa e Austrália.
 

Meio & Mensagem ››  Quais são os desafios para uma agência de publicidade japonesa estabelecer operações no Ocidente, considerando que há diferenças em relação aos processos criativos ocidentais?

Akira Kagami ›› Não acredito que exista uma diferença contundente entre o processo criativo dos países ocidentais com o dos países asiáticos. Todas as campanhas nascem nas raízes da cultura de cada país, por isso é importante que o processo criativo seja conduzido por profissionais dos mercados locais. Baseado na premissa de que todos têm habilidades criativas, acredito que precisamos de flexibilidade para integrar as capacidades de todas as pessoas de um time, sem papéis predefinidos 

M&M ›› Qual é a estratégia que pauta as recentes aquisições da Dentsu nos Estados Unidos, como a da 360i? Como a Dentsu­ pretende intensificar sua presença no mercado de mídia digital? 

Kagami ›› Kagami — A Dentsu tem seguido firme em seu propósito de manter uma posição de vanguarda no território digital. Para intensificar nossa presença no mercado de mídia online, temos realizado aquisições estratégicas de empresas digitais como a 360i (cinco escritórios nos Estados Unidos), Firstborn (Nova York), Steak Group (Londres, Nova York e Melbourne) e AdJug (com sede em Londres e filiais em Munique, na Alemanha, e em Bangalore, na Índia), entre outras. Nessa era tecnológica em que vivemos, passou a existir uma grande demanda de recursos tecnológicos e uma exigência de velocidade nos processos criativos. Essas aquisições vão reforçar a nossa capacidade em prover soluções integradas, algo que considero atualmente como nosso ponto forte.  

M&M ›› Quais são os principais tópicos sobre inovação que estarão em sua apresentação no MaxiMídia? 

Kagami ›› Pretendo, durante minha palestra no MaxiMídia, falar sobre as mudanças que temos vivido nos últimos tempos. A maior delas é que os recursos humanos passaram a ser nosso ativo mais importante. Vou descrever o procedimento que usamos na Dentsu para fazer aflorar em cada um de nossos funcionários o que eles têm de melhor. Também falarei das iniciativas que temos para gerar projetos inovadores.
 

M&M ›› Qual sua avaliação sobre o estágio atual da publicidade brasileira e como vê o escritório local da Dentsu neste cenário?
 

Kagami ›› Demos boas-vindas, em outubro do ano passado, ao nosso novo CEO para liderar nossa operação no Brasil, o Renato Lóes. Ele vem realizando um trabalho de refinar a nossa estrutura operacional. A ideia que ele vem procurando colocar em prática é um casamento perfeito entre a disciplina japonesa, a dedicação, a inovação e a ginga brasileira. Em termos criativos, sinto que sua abordagem nos levará a mais trabalhos premiados. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, as expectativas para o mercado publicitário brasileiro são as mais brilhantes. Me chama a atenção na publicidade brasileira o impacto que causam as campanhas, pelo alto-astral e pelo bom humor. Essa energia se reforça com um senso de respeito muito grande. 

M&M ›› Quais são as suas três campanhas preferidas desenvolvidas recentemente por agências da rede Dentsu?
 

Kagami ›› Os três trabalhos que mais gostei são a ação “Shirato Family”, desenvolvida para a SoftBank; a campanha criada para a companhia de trens Kyushu Rail­way Company, vencedora de um Leão de Ouro no Outdoor Lions em Cannes neste ano; e o filme “Donate a Smile” (Doe um sorriso), para a Canon.
 

M&M ›› M&M — O que destacaria em cada uma delas? 

Kagami ›› Kagami — No caso da SoftBank, é válido ressaltar que animais, bebês e crianças são os personagens preferidos em comerciais de uma forma geral – o que torna a decisão de usá-los algo muito seguro. Entretanto, a campanha usa um cachorro como “pai” da família Shirato. Essa excêntrica ideia, associada a um elenco surreal, que traz um homem negro como filho e duas mulheres japonesas como mãe e filha, vai além da imaginação do povo japonês. O desempenho dos atores está muito engraçado, amável e, às vezes, até meigo. A família Shirato representa uma família que não podemos encontrar em lugar nenhum, mas ao mesmo tempo nos mostra como é bom ter uma família. A campanha “Donate a Smile” foi criada pela Dentsu de Hong Kong e traz um conceito maravilhoso. A Canon lançou uma campanha institucional de responsabilidade social pedindo que as pessoas doassem sorrisos. Em troca, por cada sorriso dado, a empresa doaria US$ 10 para a World Wide Fund for Nature, uma ONG de Hong Kong dedicada à proteção do meio ambiente. A campanha ainda convidou as pessoas a visitarem uma cabine de fotos na baía de Causeway para tirar fotos sorrindo.
 

M&M ›› Dessas, porém, a da Kyushu Rail­way Company foi a única premiada em Cannes. Qual o seu diferencial?  

Kagami ›› Em primeiro lugar, temos tido um volume muito pequeno de notícias bem-vindas de Kyushu desde a erupção do vulcão no monte Unzen-Fugendake, em 1991. Dessa forma, a população daquela região esperava há muito tempo para ouvir algo que lhes trouxesse alguma alegria. Portanto, a inauguração da linha de trem de Kyushu foi, literalmente, um grande evento local. Nossos criativos imaginaram que a ocasião deveria ser tratada como um festival, algo que a população local pudesse, de fato, celebrar. Assim, a companhia de trem pediu que a população local participasse da filmagem do comercial. O resultado foi que 20 mil pessoas acenaram, vibraram e fizeram manifestações durante a passagem do trem-bala em sua rota, formando uma “ola” de 250 quilômetros, título que demos ao comercial. O filme mostra como a publicidade eficiente pode ser feita a partir do compartilhamento da felicidade entre as pessoas, inclusive da população diretamente beneficiada pela nova linha de trem.  

M&M ›› Quais são as melhores ideias colocadas em prática pela Dentsu para concorrer nos festivais de 2012?  

Kagami ›› Sei que esta é uma pergunta muito interessante, mas infelizmente não posso revelar as melhores campanhas que estamos preparando, assim como as minhas apostas para a próxima temporada de festivais. Como se diz no jogo, isto seria mostrar as minhas cartas.
 

M&M ›› Qual é o segredo para conciliar criatividade e eficiência em campanhas publicitárias? 

Kagami ›› Dependendo do estágio de vida de cada marca, o seu significado e a criatividade necessária para engajar seus consumidores pode mudar. Os principais pontos deste tema são a extensão da contribuição criativa ao resultado desejado e quais resultados podem ser almejados através do uso da criatividade. As campanhas da Dentsu são estrategicamente criadas sob medida para o estágio de vida das marcas, e eu acredito que é isso que as faz excepcionalmente bem-sucedidas.
 

+

Crédito: Divulgação

“Não acredito que exista uma diferença contundente entre o processo criativo dos países ocidentais com o dos países asiáticos. Todas as campanhas nascem nas raízes da cultura de cada país, por isso é importante que o processo criativo seja conduzido por profissionais dos mercados locais.” 

M&M ›› Quais são as tecnologias e os aplicativos que têm feito a maior diferença nas campanhas mais recentes da Dentsu?
 

Kagami ›› A tecnologia Augmented Rea­lity (AR) é uma das que temos empregado. Essa escolha baseia-se no fato de seu uso em jogos sociais em aplicativos móveis, e nos smartphones consolidar-se como um padrão. O AR permite a interatividade entre os mundos real e virtual e está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas. O AR é mais um dos pontos fortes da Dentsu e continuaremos implementando sua aplicação em nossos próximos trabalhos. 

M&M ›› Como as marcas japonesas ajustaram o tom de suas campanhas após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em março deste ano? Houve mudanças nos hábitos de consumo?
 

Kagami ›› Acredito que tanto as empresas como o público em geral — não gosto do termo “consumidor” — mudaram após o terremoto que atingiu o nordeste do Japão. Além de veicular campanhas para apoiar as vítimas dessa tragédia e as áreas afetadas, os anunciantes enviaram a seguinte mensagem: “como empresa queremos continuar fazendo o que sempre fizemos e fazer aquilo que é esperado de nós”. Nos comerciais voltados para a recuperação e a reconstrução das áreas­ afetadas, o recado foi: “em vez de juntos ficarmos tristes, vamos fazer aquilo que está ao alcance de cada um”. Como houve restrições no consumo de energia por conta do desastre e um aumento na consciência ecológica coletiva, a população naturalmente passou a ter um consumo ainda mais consciente dos recursos disponíveis.
 

M&M ›› Você acredita em estratégias de comunicação baseadas em cocriatividade e crowdsourcing? 

Kagami ›› Desde que os termos cocriatividade e crowdsourcing significam coisas diferentes para diversos tipos de pessoas,­ dependendo do seu contexto de uso, não posso lhe dar uma resposta definitiva.
 

comments powered by Disqus