Metrô Rio ganha identidade sonora

Buscar
Publicidade

Comunicação

Metrô Rio ganha identidade sonora

Iniciativa, desenvolvida pela Zanna Sound, inclui Audio Scape


30 de novembro de 2011 - 8h11

Os passageiros que embarcam nos trens do Metrô Rio estão experimentando uma novidade: o sistema de trens carioca é o primeiro do Brasil a contar com uma identidade sonora. A Zanna Sound é responsável pela ação que inclui ainda uma sonorização ambiente chamada Audio Scape, criando uma espécie de paisagem sonora. Para definir os “sons do metrô”, a Zanna fez inicialmente uma pesquisa para descobrir como os usuários viam o Metrô Rio.

“Inicialmente fizemos o sound branding,estudamos a marca para ver qual a sua personalidade. Identificamos que ela tem quatro pilares: é humana, prática, carioca e transformadora. Com base nisso, fomos pesquisar e fazer o som da marca Metrô Rio. O ritmo dela é transformador, a melodia é humana, bem carioca e utiliza instrumentos cariocas. Tem a cara do Rio e a mistura destes elementos”, explica Zanna, diretora de criação da Zanna Sound, que agora também é a voz a frente das mensagens sonoras do Metrô Rio.

Todos os sons utilizados no transporte carioca agora seguem a mesma identidade: desde o barulho das máquinas onde são comprados os bilhetes, aos tons que precedem avisos sonoros, até mesmo uma logomarca sonora. “Também fizemos a paisagem sonora, que no exterior já é bastante usada e recebe o nome de Audio Scape. Neste caso, é uma ambientação, com sons de flauta, passarinhos, tamborins e cuícas, tanto nos espaços das estações quanto nos trens. É o primeiro case de paisagem sonora do Brasil”, explica.

Thiago Gadelha, coordenador de comunicação do Metrô Rio, ressalta a importância do som para quem utiliza o serviço. “Com ele consigo falar com o cliente e chamar sua atenção. E, no nosso caso, percebemos que não havia uma identidade. Entendemos que esta seria uma forma de aumentar a credibilidade e passar um pouco da marca Metrô Rio para nossos usuários. É uma forma de contato com eles”, destaca. Os novos sons podem ser conferidos no site do Metrô Rio.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa