Conar pede mudança em peça da Gallo

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar pede mudança em peça da Gallo

Apesar da recomendação, Almap considera decisão positiva, já que a peça não teve intenção racista, segundo relator


9 de abril de 2012 - 12h04

* Colaborou Nathalie Ursini

O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu nesta quinta-feira, 8, que um anúncio de Azeite Gallo criado pela AlmapBBDO deverá sofrer alterações. A peça foi veiculada em outubro do ano passado para divulgar a nova embalagem escura do produto. A discórdia ocorreu em relação ao texto “Nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança”.

De acordo com o voto do relator, “a peça não tem intenção racista, mas permite tal interpretação”. Por isso, decidiu, ela precisaria passar por alterações no conteúdo que pode gerar polêmica, ou seja, a frase. A maioria dos votos dos conselheiros foi favorável ao texto, que completou: “a comunicação não deve dar margem a associações equivocadas”. O anúncio faz parte de uma campanha que teve outras peças, mas apenas essa recebeu a recomendação do Conar.

A Almap já definiu que não entrará com recurso, embora pudesse fazê-lo. A agência avalia que seu grande objetivo nesta ação era provar que o anúncio não tinha intenção racista. Além disso, o anúncio já não está mais sendo veiculado. Na ocasião do lançamento da campanha, Otávio Schiavon, redator da agência, afirmou em entrevista à reportagem do Meio & Mensagem que a frase fazia uma comparação à vestimenta tradicional dos seguranças, o terno preto.

Na mesma reunião, o Conar tomou mais duas decisões desfavoráveis à operadora Tim, nas ações “Tim Liberty + 100 – Você não precisa mais do rádio e muito menos de outra conta”, e “Tim Liberty Ilimitado”, ambas alteradas por unanimidade. A empresa foi a “campeã” de decisões contrárias no Conar em processos julgados em 2011, com total de 13. A maior parte delas foi aberta não por consumidores, mas por concorrentes.

No encontro anterior, em 1º de março, o conselho havia decidido suspender a campanha da Associação Paulista de Supermercados (Apas) contra as sacolas plásticas. A ação da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (Plastivida) alegava que a ação não apresentava informações claras e fontes científicas para comprovar suas posições. A Apas diz na campanha que o custo das sacolas é embutido nos preços, mas que apesar de deixarem de ser distribuídas, continuam a ser cobradas indiretamente. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia

  • Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários