Almap, Volks e Paranoid: as mais premiadas de 2011

Buscar

Almap, Volks e Paranoid: as mais premiadas de 2011

Buscar
Publicidade

Comunicação

Almap, Volks e Paranoid: as mais premiadas de 2011

Anuário de Propaganda 2012 estreia rankings de anunciantes e produtoras de filmes, nos mesmos moldes da lista de agências, publicada há três anos


14 de abril de 2012 - 10h45

Será lançado neste mês pelo Grupo Meio & Mensagem o Anuário de Propaganda 2012, que, pelo terceiro ano consecutivo, publicará os rankings com o desempenho das agências nos principais festivais nacionais e internacionais. Entretanto, esta edição traz algumas novidades que ampliam o alcance de suas informações. As principais delas são os rankings de anunciantes e de produtoras de filmes mais premiadas em 2011.

A temporada terminou com a AlmapBBDO mantendo o primeiro lugar no cômputo geral, com 4.263 pontos. Desta forma, a agência torna-se tricampeã dos Rankings AP, já que também foi a líder em 2010 (5.681 pontos) e 2009 (3.848 pontos). Apesar da pontuação menor que a do ano passado, a AlmapBBDO continua mantendo uma boa dianteira em relação às demais ranqueadas.

A segunda colocação foi mantida pela DM9DDB, que somou 1.594 pontos, ficando abaixo do total dos anos anteriores — foram 2.649 pontos em 2010 e 1.616 em 2009. Depois de conquistar a terceira colocação no ano passado, a Ogilvy manteve o posto, viu sua pontuação saltar de 1.254 para 1.592 e não ultrapassou a DM9DDB por apenas dois pontos. É interessante ressaltar que a Ogilvy sequer aparecia entre as dez primeiras em 2009.

Também muito próximas uma da outra estão a quarta e a quinta colocadas. A F/Nazca S&S manteve o quarto posto, mas melhorou consideravelmente sua performance, subindo de 651 pontos para 1.459 pontos. Apenas 13 pontos atrás, aparece a JWT, que subiu uma posição com elogiável crescimento de 455 pontos para 1.446.

No inédito ranking de anunciantes mais premiados, os líderes são dois clientes da AlmapBBDO: Volkswagen e Billboard. Na sequência estão Nike, conta da F/Nazca S&S; Fiat, atendida por Leo Burnett Tailor Made e da AgênciaClick Isobar; e FedEx, pontuada com criações da DM9DDB.

No ranking de produtoras de filmes, a liderança ficou com a Paranoid BR, seguida por Movi & Art e Fat Bastards. Veja, abaixo, os dez primeiros em cada uma das três áreas.
 

wrapswraps
Foram considerados os 17 eventos de melhor conceito entre as líderes do mercado brasileiro. Os festivais incluídos no ranking podem ser divididos em três grupos: o dos eventos globais (Cannes, D&AD, One Show, Clio Awards, Festival de Londres, Art Directors de Nova York e Festival de Nova York), o dos ibero-americanos (Wave, El Ojo e Fiap), e o dos nacionais (Effie Brasil, Anuário do Clube de Criação de São Paulo, Prêmio Abril, Profissionais do Ano, Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro, Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards). No caso das produtoras, foram somadas apenas às áreas de Film dos eventos.

Para cada troféu ou medalha conquistados em todos os eventos foi adotada a pontuação utilizada em Cannes e replicada por diversos outros eventos, que dá 10 pontos para cada Grand Prix, 7 para cada Ouro, 5 para cada Prata e 3 para cada Bronze.

A cada um dos 17 festivais considerados foi atribuído um peso específico, levando-se em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.

No Anuário de Propaganda são publicados rankings gerais detalhados e também específicos de cada uma das dez áreas consideradas: Film, Radio, Cyber, Press, Outdoor, Integrated, Direct, Promo, Design e Big Idea – estas duas últimas estreiam na edição deste ano. Também são publicadas todas as campanhas premiadas, acompanhadas de suas respectivas fichas técnicas.

Com novo projeto gráfico e editorial, o Anuário de Propaganda 2012 traz ainda informações de mais de 3.600 agências, 400 produtoras e 400 gráficas, além dos 300 maiores anunciantes do Brasil, incluindo dados de contato como endereços, telefones e e-mails. Todas as informações são checadas e atualizadas pela equipe do Anuário. A pré-venda do Anuário é feita pelo telefone (11) 3719-3155.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa