Eminem e W+K faturam Effie Awards

Já consagrada em Cannes pela criatividade, campanha “Imported from Detroit” vence Grand Effie nos Estados Unidos

Felipe-Turlao| »

24 de Maio de 2012 09:41

!""Imported From Detroit" pode se destacar em Creative Effectiveness em Cannes neste ano
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!""Imported From Detroit" pode se destacar em Creative Effectiveness em Cannes neste ano Crédito: Reprodução

Campanha criativa e que dá resultados. O comercial “Imported From Detroit”, da Wieden+Kennedy de Portland para a montadora Chrysler se consagra como merecedor dessa distinção. Após faturar cinco Leões no Festival de Cannes no ano passado, sendo quatro deles de Ouro, a peça conquistou na noite desta quarta-feira, 24, o Grand Effie da 44ª edição do Effie Awards norte-americano. Vale lembrar que o Festival de Cannes tem a categoria Creative Effectiveness, e que, se inscrita, esta campanha entra como uma das grandes favoritas.

A ação foi reconhecida pelo Effie por sua capacidade de elevar não somente as vendas do cliente, mas também por injetar um novo ânimo na cidade de Detroit, que concentra as principais montadoras dos Estados Unidos.

Vale lembrar o contexto da ocasião, onde as vendas de automóveis decaíram vertiginosamente como reflexo da crise financeira de 2008. No caso da Chrysler, a empresa entrou em concordata, mas retornou em 2009. O comercial lançava o modelo 200, que foi estratégico para retomada. O comercial foi veiculado pela primeira vez no intervalo do Super Bowl e consagrou o slogan “Imported From Detroit”.

Na prática, a peça vendeu o carro, o setor automobilístico e a cidade, como afirmou um membro do júri à imprensa que acompanhava a premiação. 

O Effie entregou ainda 15 Ouros, 19 Pratas e 18 Bronzes. Dois Ouros foram para a IBM, pela iniciativa “Smarter Planet”, que queria melhorar da administração pública à produção de alimentos para que a energia fosse utilizada de maneira mais inteligente, e “Watson”, um computador capaz de reconhecer línguas no game-show Jeopardy!. Outros vencedores de Ouro forma o iogurte crego Chobani, que fortaleceu a comunicação no sabor e nem tanto nos aspectos saudáveis, o que ampliou a força junto ao consumidor; Bing, que ampliou o share em 12% ao anunciar para afro-americanos, e AT&T, que diminuiu a quantidade de pessoas enviando SMS enquanto dirigiam.

O anunciante mais efetivo dos Estados Unidos foi a P&G. Outros prêmios foram para holding do ano, o WPP, e rede, para Ogilvy. O escritório mais efetivo foi a Ogilvy de Nova York e a McKinney a independente mais efetiva. 


 

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