Ibope Monitor sinaliza maior concentração

Buscar

Ibope Monitor sinaliza maior concentração

Buscar
Publicidade

Comunicação

Ibope Monitor sinaliza maior concentração

Compra de mídia teve crescimento superior entre 10 maiores agências na comparação com a média do mercado


6 de fevereiro de 2013 - 4h05

Os dados do Ibope Media a respeito dos investimentos em mídia na publicidade brasileira, que não consideraram os descontos concedidos pelos veículos, como faz o ranking Agências e Anunciantes, aponta crescimento de 7% para o mercado em 2012, na comparação com 2011.

No Top Ten, os destaques positivos são o Grupo PPR, com crescimento de 34%, e a DM9DDB, com 25%. As dez grandes tiveram bons volumes de crescimento, com exceção da JWT, que teve queda de 6%.

Os dados indicam maior concentração de mercado. O volume de mídia negociado pelas 10 maiores do ranking de 2012 teve um crescimento de 19% na comparação com 2011, bastante superior à média de 7% do mercado. Entre a 11ª e 40ª colocadas do ranking, o crescimento foi de 13%, ainda assim, acima da média. Consequentemente, as médias e pequenas agências estão negociando menos mídia do que antes.

Confira as variações de volumes movimentados pelas dez maiores: Y&R, com 11%, AlmapBBDO, 16%, Ogilvy, 18%, WMcCann, 17%, Borghi/Lowe, 15%, JWT, -6%, Giovanni+DraftFCB, 19%, DM9DDB, 25%, Africa, 9% e PPR, 34%.

MultiSolution cai, Nova/SB sobe

Considerando-se as 40 maiores do ranking de agências (o critério foi adotado pela grande quantidade de agências que ascenderam às posições entre 41% e 50% do Ibope), a maior redução nos valores de compra de mídia foram, disparados, os da MultiSolution, que caiu 122%, deixando a 15ª posição para a 32ª. Trata-se de um reflexo direto da perda de seu maior cliente, Grupo Itaipava, que migrou para a Y&R. Também tiveram declínios a Havas Worldwide (antiga EuroRSCG), com -36%, Artplan, com -32%, Fisher & Friends, com -21%, e Grey 141, com -21%. Neste último caso, a comparação é entre os dados da agência em 2012 com a soma de Grey e 141 Soho Square, que ainda não haviam promovido a fusão de suas operações em 2011. A Lew´Lara\TBWA também negociou 20% a menos de mídia no período.

Na via oposta, a agência que obteve maior crescimento foi a Nova/SB, com salto de 49%. Depois dela, ficaram My Propaganda, com 42%, a já citada PPR, com 34% e Leo Burnett Tailor Made, com 30%.

Anunciantes com grandes mudanças

No ranking de anunciantes, as grandes variações positivas foram de Hypermarcas, que investiu 40% a mais em mídia, Vivo, que se tornou a sexta maior do mercado com crescimento de 38%, Sky, que ascendeu ao 4º lugar com ampliação de 37%, Caixa, que chegou à terceira colocação com 35%, e Oi, que com os mesmos 35% saltou para 17º. A liderança ainda é das Casas Bahia, embora o anunciante sinta a aproximação da Unilever, que cresceu 15%, contra 4% da líder. As quedas mais sentidas foram de Reckitt Benckiser, com -49%, Cervejaria Petrópolis, com -20%, e HP, com -13%.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau

  • Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    No posto de CEO desde 2019, Eduardo Lorenzi está de saída do grupo, que passou por diversas mudanças nos últimos meses