Cenp garante maior ?liberdade? de pesquisas

Buscar

Cenp garante maior ?liberdade? de pesquisas

Buscar
Publicidade

Comunicação

Cenp garante maior ?liberdade? de pesquisas

Em reunião que reelegerá Caio Barsotti, entidade atualizará Anexo A para permitir ?melhor combinação? de estudos dos institutos


25 de fevereiro de 2013 - 2h07

 O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) discute em sua próxima reunião, no dia 12 de março, a atualização do Anexo A, apêndice das Normas-Padrão da Atividade Publicitária que estabelece os compromissos que as agências têm em relação às pesquisas de mídia. A expectativa é que o novo texto seja aprovado já nesta reunião, embora a decisão possa ser postergada para o encontro subsequente, em abril.

As principais atualizações no texto do Anexo A visam à flexibilização nas atuais regras para contratação de pesquisas. Assim, o Cenp pretende garantir às agências a contratação de pesquisas da maneira mais adequada aos seus objetivos e aos de seus clientes.

A forma para garantir a flexibilização será o estabelecimento de um sistema de pontuação para as pesquisas de todos os institutos, de modo a indicar a sua relevância. Para se estabelecer a “nota”, serão considerados quesitos como praça, share do meio e a própria qualificação do estudo. Cada agência poderá escolher as pesquisas que melhor se aplicam a seus objetivos, desde que atinjam um número mínimo de pontos exigidos para o Grupo no qual se enquadra. “A partir da ­atualização do Anexo A, as agências poderão compor seus portfólios de pesquisa de acordo com a pontuação de cada estudo e, então, adequar as aquisições ao perfil de sua carteira de clientes”, resume Barsotti. Vale lembrar que as agências de menor receita, dos Grupos 6 e 7 (receitas anuais brutas abaixo de R$ 500 mil), tem acesso gratuito a pesquisas que o Cenp disponibiliza em acordo com os institutos. Assim, a nova variação que está sendo discutida, afetará o dia a dia daquelas que estão do Grupo 5 para cima.

Concorrência dos institutos de pesquisas

Além do maior poder de escolha para as agências, o Cenp prevê como segundo grande reflexo a maior concorrência entre os institutos de pesquisas. Um ingrediente que alimenta essa disputa é o credenciamento de mais oito empresas, executado no decorrer dos últimos 12 meses. São elas Comscore, Controle da Concorrência, Metamídia, BMP, Spot, Exatta, Tendência e PointLogic. Todas foram avaliadas e aprovadas pela Comissão Especial de Pesquisa de Mídia do Cenp. “Navegamos muitos anos com Ibope, IVC e Ipsos-Marplan”, afirma Barsotti, em referência aos três únicos institutos até então credenciados pelo conselho.

Agora que possuem credenciamento, o desafio para esses oito institutos recém-admitidos será desenvolver produtos que recebam grande pontuação e que, principalmente, despertem as atenções das agências.

Reeleição de Barsotti

“Foram dois anos de trabalho para chegarmos a esse documento”, frisa o presidente Caio Barsotti, que deve ter ratificada na reunião de março sua reeleição para um novo mandato de quatro anos. Em relação aos demais membros da diretoria executiva, a única mudança deve ocorrer no cargo de primeiro vice-presidente, já que o ocupante, Orlando Marques, será aclamado presidente da Associação Brasileiras das Agências de Publicidade (Abap) em abril.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também