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Wave Festival terá presença de criativos reconhecidos internacionalmente e de expoentes do entretenimento


18 de abril de 2014 - 9h00

A sétima edição do Wave Festival in Rio, que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, privilegia o conteúdo com oito seminários que prometem prender a atenção dos participantes. Destaque para a presença de três renomados criativos internacionais: Rei Inamoto, chief creative officer da AKQA; Nick Law, global chief creative officer da R/GA; e José Mollá, cofundador e executive creative director da La Comunidad. Outra presença estrangeira no Wave é a de Melanie Myers, global diretor of creative resources da W+K.

Embora seja reconhecido por sua expertise no digital, Inamoto é da opinião de que o espaço para a publicidade tradicional vai crescer, em vez de decrescer. “O problema é quando a agência tenta entregar tudo para todos os clientes. Essa é uma estratégia equivocada porque, na prática, o que acontece é que ela acaba não entregando nada para ninguém”, disse em entrevista publicada por Meio & Mensagem em janeiro.

A organização do evento decidiu diversificar o conteúdo dos painéis e optou por trazer também nomes que não trabalham diretamente com publicidade, mas que usam processos criativos no dia a dia. É o caso do seminário Muito Além da Propaganda, com Martha Medeiros, autora do romance Divã, que deu origem a uma peça, a um filme e uma série de TV, todos estrelados pela atriz Lília Cabral; Claudia Tajes, escritora de sucessos como A Vida Sexual da Mulher Feia, que também ganhou versão no teatro e deve chegar à tela do cinema no ano que vem; e Adriana Falcão, roteirista de séries de TV de sucesso, como A Grande Família, e autora do romance A Máquina, que ganhou versões para o teatro e o cinema.

Além de escritoras, as três têm em comum a origem na publicidade. “A ideia é trazer assuntos que têm conexão ampla e que podem, de certa forma, inspirar os participantes do evento. Tem muita gente que faz conteúdo na área de entretenimento e que veio da publicidade”, frisa Paulo André Bione, diretor do Wave Festival.

Outro seminário que segue a mesma linha de raciocínio, de trazer inspirações de fora do círculo da publicidade, é o Latin American Eyes Breakdown, que contará com as presenças dos diretores de fotografia Adriano Goldman, Eduardo Martinez Solares e Enrique Chediak. De acordo com Bione, o conceito do painel foi construído junto com os fundadores da produtora Zola, com o objetivo de trazer para a publicidade o olhar diferenciado que os fotógrafos empregam no cinema. “Queremos falar de inspiração e do processo criativo, que também podem ser mais um ponto de vista para os filmes publicitários”, diz Bione.

Este ano o Young Wave, tradicional encontro promovido para os acadêmicos terá a presença do diretor executivo de criação da Wieden + Kennedy de São Paulo, Icaro Doria. Ele se apresentará a uma plateia de estudantes que também poderá interagir com o publicitário. Para participar, os estudantes precisam fazer inscrição gratuita no site do evento. A lista de convidados que já passaram pelo Young Wave Circus tem Celso Loducca (2013), Marcello Serpa (2012), Fabio Fernandes (2011), Sergio Valente (2010), Washington Olivetto e Maxi Anselmo (ambos em 2009).

O julgamento presencial das peças inscritas nas 13 categorias profissionais do festival acontece nos dias 13 e 14 de abril, também no Copacabana Palace. No total, serão 46 jurados que representam seis países da América Latina e do mercado hispânico dos Estados Unidos. Para montar comissões julgadoras equilibradas, foram escolhidos 18 profissionais atuantes no Brasil, dez na Argentina, cinco nos Estados Unidos, quatro no Chile, quatro na Colômbia, quatro no México e um no Uruguai.
 

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