TBWA anuncia aquisição da Mood

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TBWA anuncia aquisição da Mood

Luiz Lara vende participação na agência, que terá como sócios minoritários Augusto Cruz Neto e outros cinco executivos


19 de abril de 2014 - 8h01

 A rede TBWA Worldwide, que pertence ao grupo Omnicom, anuncia a compra de 70% das ações da Mood e se torna majoritária na agência fundada há sete anos por Augusto Cruz Neto.

O publicitário tem sua participação reduzida de 60% para 28% e os outros 2% serão divididos entre cinco executivos: Valdir Bianchi (vice-presidente de criação), Soraya Segantim (CFO), Daniel Rios (diretor-geral de planejamento), Celina Cunha (diretora de operações e eventos) e Andrei S.Croisfelt (vice-presidente).

Presidente da rede TBWA no Brasil e chairman da Lew´Lara\TBWA, Luiz Lara deixa a sociedade na agência.

A Mood passa a fazer parte da rede TBWA no Brasil, ao lado de Lew´Lara\TBWA, Id e Disruption Works. A expectativa é que outras empresas, futuramente, possam vir a fazer parte da TBWA. “Estamos focados em digital, área em que já temos a Id, além de conteúdo e shopper marketing. Nessas duas áreas, poderemos ter algum negócio”, afirma James Fenton, CFO da TBWA Américas, que veio ao Brasil para anunciar a parceria. 

O executivo norte-americano ressalta ainda que a Mood poderá ajudar a rede por conta de seu escopo de atuação, que envolve publicidade, digital, marketing direto e design. “Acredito que a cultura da agência vai ajudar a fortalecer nossas competências no Brasil e em toda a rede”, analisa.

Lara afirma que Lew´Lara\TBWA e Mood serão concorrentes no mercado e disputarão contas. Por outro lado, poderão ajudar a rede a atuar em dois clientes do mesmo segmento de mercado.

A compra da Mood, que tem cerca de 85 funcionários (a Lew´Lara tem 240), ocorre após a agência anunciar crescimento de 25% em 2013 na comparação com o período anterior, com um faturamento acima de R$ 200 milhões. A agência começou 2014 com a conquista das contas de Giraffas, Tostex e Oster. Dona da verba de Devassa, a Mood conseguiu reduzir a dependência de seu maior cliente de mais de 90% do faturamento para apenas 20% em seus sete anos. Com rentabilidade considerada boa por Fenton, a agência, que negociou com outros grupos, acabou chamando a atenção do Omnicom e da TBWA – obviamente, o fato de Lara ser sócio de Neto também teve sua importância na decisão de compra. A Dentsu, uma das interessadas, chegou a firmar parceria com a Mood para atendimento à Cannon. O grupo WPP é outro que manteve tratativas — até mesmo mais avançadas que as da Dentsu.

Para a Mood, a parceria internacional representa um próximo passo em sua vida corporativa. “Só será possível continuar evoluindo ao lado de um grande parceiro”, reconhece Neto, que visa conquistar clientes em segmentos de grande movimentação financeira, como varejo, automóveis e telefonia – fato que pode ampliar muito o faturamento da agência. O publicitário, no entanto, garante que ganhar escala não é seu principal objetivo com a Mood, mas sim oferecer a melhor solução para cada cliente.

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