Porque Felipão está em todas

Buscar
Publicidade

Comunicação

Porque Felipão está em todas

Às vésperas da Copa, treinador da seleção brasileira estrela campanhas de oito anunciantes


28 de abril de 2014 - 5h40

 Vivo, Sadia, Peugeot, Walmart, Guaraná Antarctica, Nike, Brahma, Gillette… a lista de marcas que convocaram Luiz Felipe Scolari para ser o seu endossador é grande e deve crescer até o pontapé inicial da Copa do Mundo.

É curioso o fato de que o treinador endossa mais comerciais que muitos jogadores – apenas Neymar, o craque do time, parece concorrer em visibilidade, embora outros como David Luiz e Bernard tenham tido aparições mais constantes .

Para você que está cansado de ver Scolari nos intervalos comerciais da televisão, saiba que existe uma explicação científica para a onipresença.

“O Felipão é uma celebridade com diversos atributos positivos que podem ajudar na construção de imagem das marcas com as quais ele se associa”, afirma César Ortiz, diretor de inteligência de mercado da Y&R, agência que já “emprestou” a imagem de Scolari nas campanhas de Vivo e Peugeot.

wrapswraps

Ortiz listou, a pedido de Meio&Mensagem, quais são os principais atributos:

Sociabilidade – gentil, sociável, amigável e próximo

Liderança
– de destaque, líder

Confiabilidade
– honesto, confiável

Eficiência
– ativo, alto desempenho.

Mas por que as marcas precisam desse tipo de característica e como ocorre a combinação entre os atributos dela e do treinador? Ortiz explica que existem duas dimensões que precisam ser trabalhadas para se buscar a aliança com um garoto-propaganda: a essência da marca e a oportunidade ou ponto de que precisa ser trabalhado em sua imagem.

“A essência da marca é o conjunto das principais características que definem o seu posicionamento perante o consumidor. São características que ela não pode perder, portanto uma celebridade associada a ela deve ter um perfil de imagem semelhante nesses atributos essenciais, evitando que a associação prejudique seus traços de imagem mais importantes. O ideal é que a celebridade tenha alguma pertinência natural com a marca/categoria. Já a oportunidade da marca, definida pela estratégia de marketing é comunicar o que ela deseja agregar através da associação com uma celebridade, ou seja, os aspectos nos quais a celebridade deve ser mais forte. Por exemplo, uma marca avaliada como distante, e que queira se aproximar de seus consumidores pode buscar uma celebridade muito próxima e sociável para seu público-alvo”, explica.

Assim, com suas características, Scolari possibilita diversas combinações seja de essência, seja de oportunidade, que podem ser construídas pelas marcas.

wrapswraps

 Uso criativo

Scolari já apareceu em comerciais nas mais variadas e curiosas situações. Para Peugeot, ele contracenou com um “mini” Felipão, o Felipinho. Na Vivo, ele fez piadas ao lado do ruivo, garoto-propaganda da operadora. No comercial da W+K para Nike, ele assumiu o lado “sargentão” e deu ordens à versão mirim do zagueiro David Luiz. Dois de seus atletas, Bernard e Neymar fizeram gracinhas com ele na campanha de Guaraná. Para Walmart, ele apareceu ao lado da esposa, Olga. Com Sadia, ele surge ao lado do inseparável assistente Murtosa. E até cevada ele plantou, na ação de Brahma que criou uma versão exclusiva da cerveja com o ar da Granja Comary, a concentração da seleção brasileira para a Copa do Mundo.

Confira abaixo um pouco de como os criativos das agências brasileiras utilizaram a imagem de Felipão:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy