AKQA abre escritório no Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

AKQA abre escritório no Brasil

Hugo Veiga e Diego Machado, criadores de ?Retratos da real beleza? vão liderar agência


1 de junho de 2014 - 10h40

Após alguns anos de tentativas, a agência AKQA finalmente está abrindo seu escritório brasileiro, em São Paulo. O português Hugo Veiga e o brasileiro Diego Machado serão os principais executivos. A informação, adiantada pelo Meio&Mensagem, foi confirmada pela agência nesta segunda-feira, 2.

Os dois profissionais ganharam projeção, e um convite para assumir cargos na AKQA de Londres, após o sucesso do case “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, que conquistou um Grand Prix de Titanium Lions no Festival de Cannes do ano passado, além de outros 14 troféus. 

Esse será o 12º escritório da AKQA, que tem perspectivas de ter entre 50 e 60 funcionários já no começo e o posicionamento de ser um centro criativo que atenda clientes de todos os lugares do mundo. Em relação às marcas brasileiras, a meta é ajudar aquelas que desejem ter presença global.

A AKQA tem origens em Londres, onde foi fundada em 1995 por Ajaz Ahmed e James Hilton. Em 2001, recebeu investimento de US$ 70 milhões da Francisco Partners e da Accenture, mudando sua matriz para San Francisco e lançando escritório também na Ásia. Em 2006, outra negociação, com a venda da agência para a empresa de private equity General Atlantic.

Em 2012, o grupo WPP comprou a AKQA por um valor estimado em US$ 540 milhões. As receitas da agência em 2012 foram de US$ 230 milhões, mas devem chegar a US$ 300 milhões em 2014, mostrando o quanto a aquisição foi benéfica para o crescimento da operação. O estabelecimento de uma operação no Brasil era considerado essencial dentro da estratégia de negócios da holding britânica do CEO Martin Sorrell. Os escritórios da AKQA estão distribuídos por Amsterdã, Londres, Paris, Berlim, Washington, Atlanta, Portland, San Francisco, Nova York, Tóquio, Xangai e, agora, São Paulo.

Os clientes globais da agência são Audi, Delta Airlines, Montblanc, Nike e a ONG WWF. Um dos cases mais conhecidos é "Fiat Eco:Drive", que conquistou um Grand Prix de Cyber Lions no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, em 2009. O japonês Rei Inamoto é o líder global de criação e outro executivo-chave é o chairman Tom Bedecarre. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi