Comunicação
EUA veiculam filmes da Copa em espanhol
J.C. Penney, Dish Network, e Hyundai são algumas marcas que estão focando no consumidor latino
J.C. Penney, Dish Network, e Hyundai são algumas marcas que estão focando no consumidor latino
Meio & Mensagem
2 de julho de 2014 - 4h47
Em uma estratégia para atrair os consumidores hispânicos, que somam uma parte importante dos torcedores do futebol, algumas marcas adotaram o espanhol como idioma das campanhas de Copa do Mundo nos Estados Unidos – utilizando legendas em inglês. Até então, os anunciantes eram tímidos em relação ao assunto e incluíam frases e slogans em espanhol nas propagandas. Mas veicular um comercial inteiro em espanhol na televisão americana é novidade.
"É muito inovador. As empresas estão explorando e experimentando além das fronteiras. Isso tudo é impulsionado pela crescente influência deste segmento de consumidores”, disse David Wellisch, sócio-fundador da Latinum Network.
Como parte do posicionamento de uma loja de departamento destinada ao público hispânico, a rede J.C. Penney foi uma das marcas que transmitiu uma versão em espanhol do filme “Pulse”, nas redes de televisão americana NBC, ABC e Fox.
A Dish Network também adotou a iniciativa em sua campanha ‘El Juego Bonito’, ou ‘The Beautiful Game’, em que uma dançarina carnavalesca apresenta a ferramenta da marca que permite assistir a uma partida de futebol por diferentes ângulos. O comercial foi divulgado durante os reality shows americanos "The Daily Show with Jon Stewart" e "The Colbert Report."
O filme “Because Futbol”, da Hyundai, que mostrava o baby boom causado depois de nove meses das comemorações da Copa do Mundo, também tem uma versão em espanhol.
Recentemente, no SuperBowl, a Coca-Cola deu o que falar com a campanha que contava com uma variedade de idiomas. Segundo Wellish, a possibilidade das versões em espanhol com legendas em inglês não agradam a alguns consumidores. Mas, em geral, o público da Copa do Mundo é mais "progressista, urbano e culturalmente mais aberto e engajado", complementa o empresário.
* Com informações do Advertising Age
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