Mauricio Tortosa segue para a DPZ

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Comunicação

Mauricio Tortosa segue para a DPZ

Ele deixa a direção geral da OgilvyOne e assume posto de CSO


7 de julho de 2014 - 9h58

Após assumir em maio a direção-geral da DPZ, Tonico Pereira faz a primeira mudança no comando da agência, com a contratação de Mauricio Tortosa, que ocupava a direção-geral da OgilvyOne desde o final de 2011. Na nova casa, ele ocupara o recém-criado cargo de chief strategy officer (CSO).

Com expertise na área digital, Tortosa terá a missão de promover a convergência entre todas as áreas da DPZ para que se tornem menos analógicas e mais estratégicas. “A DPZ é reconhecida há 46 anos pela sua incrível criatividade, ética, modo como se relaciona com os clientes, e porque sempre entendeu muito de estratégia. A nova DPZ também será capaz de entregar esses mesmos valores para este mundo novo, que é absolutamente fracionado em multimeios”, diz Pereira.

Outra função importante de Tortosa será a de aproximar a DPZ das agências digitais da rede Publicis Worldwide no Brasil: AG2 Publicis Modem, Razorfish e Digitas, além da Publicis Dialog, focada no marketing promocional. Ele será a interface dentro da DPZ para lidar com pedidos de clientes por projetos integrados que possam ser incrementados com as participações de coirmãs da rede.
Apesar de não exercer a função de planejamento, o novo chefe de estratégia estará em constante contato com os profissionais da área. “Temos um formato de administração bem democrático na contribuição entre as empresas. O Mauricio Tortosa vai ter uma equipe mais próxima do planejamento, com os diretores das áreas trabalhando em conjunto, além dos gerentes de projetos e os diretores de atendimento”, detalha Pereira.

Para Tortosa, sua missão será a de integrar as disciplinas que fazem sentido para o cliente e que impactam seus negócios. “Do ponto de vista mais prático e do dia a dia, o primeiro desafio é o da integração. As empresas trabalham dentro dos seus próprios silos e existe uma demanda dos executivos para os grandes anunciantes, que têm certa barreira de lidar com muitos fornecedores”, frisa. Para ele, uma campanha não pode sair de uma agência de publicidade sem elementos de mídia social, mobile e ferramentas de mídia programática.

Antes de chegar à OgilvyOne, em 2011, Tortosa havia passado por empresas como ZipNet (onde trabalhou com Tonico Pereira durante dois anos, até 1999), MSN, Microsoft e Hello Interactive (agência do Grupo ABC já descontinuada). Segundo ele, um dos principais motivos para aceitar a proposta da DPZ é o fato de que o Publicis Groupe tem demonstrado grande interesse no digital. “Prova disso são aquisições feitas pela holding”, frisa Tortosa.

Quando foi anunciado como novo líder da DPZ em maio deste ano, Tonico Pereira disse que sua missão era fazer uma agência com um dos principais legados criativos da história da publicidade brasileira retomar o patamar de destaque no campo dos negócios. Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a DPZ encerrou 2013 na 20a colocação, com movimentação de R$ 320 milhões em compra de mídia. Pereira reconhece que a DPZ precisa voltar a ocupar um espaço que já foi seu. “Em cinco anos, queremos levar a agência de volta ao grupo das dez maiores do mercado.” 

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