Crise na relação entre Friboi e Roberto Carlos

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Comunicação

Crise na relação entre Friboi e Roberto Carlos

Empresário do cantor reclama de uso de música na publicidade e marca faz mistério sobre possível rescisão contratual com o artista


5 de agosto de 2014 - 5h38

São incontáveis as uniões, casamentos e também as separações e dores de cotovelo já embaladas mundo afora por canções de Roberto Carlos, o principal cantor romântico do Brasil. Um de seus clássicos, “Como é grande o meu amor por você”, agora é motivo de uma crise envolvendo o próprio autor.

De acordo com o empresário do artista, Dody Sirena, há “um descontentamento muito grande” com o fato da música ter sido usada em um comercial da Friboi protagonizado por Tony Ramos e não por Roberto Carlos (veja o filme abaixo).

Segundo Sirena, o comercial para a marca com a canção deveria ser estrelado pelo cantor e veiculado no fim do ano, mas a música foi usada antes pela marca. “Nos empurraram o comercial goela abaixo, não seguiram os procedimentos de praxe. Roberto ficou muito chateado com isso.” As músicas “O Portão” e “Amigo” também foram usadas na campanha, mas quanto a essas o empresário diz que não houve problemas.

As declarações de Sirena foram dadas à jornalista Cleo Guimarães, de O Globo, que publicou reportagem no blog Gente Boa sobre uma possível rescisão entre Friboi e Roberto Carlos. A antecipação do fim do contrato, segundo informa, acarretaria pagamento de 40% do valor acordado entre as partes, estimado em R$ 25 milhões.

A Friboi não parece interessada em desmentir a informação da possível rescisão, e, assim acaba alimentando os boatos. A empresa prefere se manifestar apenas com um comunicado lacônico: “sobre os questionamentos relacionados a uma possível rescisão contratual com o cantor Roberto Carlos, a Friboi informa que não comenta especulações de mercado”.

Já a agência Lew’Lara\TBWA, que atende a Friboi desde o ano passado e criou o comercial que usa a música “Como é grande o meu amor por você”, diz que nada é feito sem o consentimento de Roberto Carlos ou seu empresário. “Nenhuma peça que usa as suas músicas é veiculada sem a sua aprovação”, garante Marcio Oliveira, presidente da agência.

De acordo com ele, não há previsão de novas aparições na publicidade de Friboi nem de Roberto Carlos nem de suas canções, embora o contrato entre a marca da JBS e o artista, assinado no início de 2014, tenha validade de dois anos.

“O nosso garoto propaganda foi, é e será o Tony Ramos. No começo do ano, demos um tempo porque foi muito intensa a sua presença na mídia entre abril e dezembro de 2013. Como apareceu a oportunidade do contrato assinado entre a Friboi e o Roberto Carlos, e a brincadeira do ‘eu voltei’, aproveitamos o descanso do Tony para lançar o filme com o Roberto (que tinha fama de vegetariano). Mas já estava prevista a volta do Tony, num primeiro momento em comerciais com as músicas do Roberto. O grande avalizador da marca é o Tony, não temos pretensão de substituí-lo”, frisa Oliveira. Nessa semana, estreou uma nova fase na comunicação da marca, com o ator abrindo as portas das fábricas para as câmeras, e os comerciais contando com participações de funcionários da Friboi.

As aparições do cantor e suas músicas na publicidade da marca não são a parte principal do contrato em vigor, que prevê patrocínio da Friboi aos cerca de 40 shows que Roberto Carlos faz por ano, ocasiões em que são feitas diversas ativações dos produtos da marca. O pacote inclui ainda dois cruzeiros Emoções e dois shows internacionais: em 2014 em Las Vegas, e em 2015 na Itália.

A estreia da relação entre Roberto Carlos e Friboi, em fevereiro, já havia rendido certa controvérsia e reação negativa nas redes sociais. Os consumidores de carne notaram que o cantor, que para muitos era vegetariano, sequer toca na carne no comercial. Roberto teve que esclarecer que não era vegetariano, apenas ficou um tempo sem comer carne de vaca, e garantiu que jamais faria propaganda “de algo que não concordasse”

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