Personagem gay ainda choca

Buscar
Publicidade

Comunicação

Personagem gay ainda choca

Estudo da J.W. Thompson indica que população não está preparada para aceitar casais homossexuais na publicidade


17 de setembro de 2014 - 9h51

Os anunciantes estudam, há algum tempo, o uso de personagens gays em seus comerciais, como forma de refletir a evolução da sociedade em relação ao tema. Alguns já deram esse passo, embora ainda de forma discreta ou explorando estereótipos. Um novo estudo da J.W. Thompson revela que 77% dos brasileiros dizem não se importar se os protagonistas de mensagens publicitárias são heterossexuais ou homossexuais. A declaração de 68% dos ouvidos é a de que a presença de gays não mudaria sua decisão de compra do produto anunciado. Portanto, talvez não haja motivo para o receio das marcas em relação ao tema, certo? Não é bem assim.

O mesmo estudo que sinaliza essa visão teoricamente liberal fez perguntas mais específicas que detectaram o quanto o assunto ainda é tabu (confira quadro nessa página). “É um comportamento típico dos brasileiros, que respondem às perguntas de forma politicamente correta e dizem não ter nada contra. Apesar do discurso liberal, a maioria tem”, analisa Fernand Alphen, head de planejamento da agência.

A vertente preconceituosa fica clara quando se questiona sobre o incômodo percebido em outras pessoas, que não os respondentes: 65% dos entrevistados dizem não se importar com a presença de gays na publicidade, mas acreditam que muitos outros não iriam gostar. Além disso, quase metade dos respondentes diz não entender a necessidade de as marcas mostrarem casais do mesmo sexo e 36% opina que a televisão não é lugar para casais do mesmo sexo. “É aí que aparece a caretice. As pessoas acham que a marca está sendo corajosa, mas em um sentido ruim, querendo chocar para criar polêmica e se promover”, analisa Alphen.

Por causa disso, a missão dos anunciantes é complicada. Se eles querem vender um produto por meio de comunicação de massa e colocam um personagem gay, a atenção será desviada. Salvo exceções em que o produto é direcionado a esse público específico, a recomendação de planejadores como Alphen, até o momento, tem sido “não façam”. “Se um briefing da marca pede uma ideia sobre o conceito ‘beijos’, e for exibido um beijo gay, o assunto vira o beijo gay e não mais o beijo”, exemplifica Alphen.

O estudo Sonar/J.W. Thompson ouviu 500 pessoas maiores de 18 anos, das classes A, B e C, de todo o Brasil, entre os dias 2 e 7 de julho. 

wrapswraps

A íntegra desta reportagem pode ser conferida na edição 1627 do Meio & Mensagem que circula com data de capa de 15 de setembro de 2014.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos