Dentsu quer afastar síndrome do patinho feio

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Dentsu quer afastar síndrome do patinho feio

CEO Mário D?Andrea conclui reformulação operacional e mostra cases dos últimos 10 meses para retratar transformação em ?cisne?


4 de novembro de 2014 - 7h22

CEO da Dentsu Brasil desde o fim de janeiro, Mário D’Andrea tem como principal missão livrar a agência da percepção de só ter clientes japoneses e dos ranços de burocrática e pouco criativa. Embora a dependência financeira de contas de marcas de origem japonesa se mantenha, ele considera um bom começo o trabalho criativo e de resultados das 12 campanhas que geraram 28 filmes desde o início do ano, a conclusão da reformulação operacional e as contratações para a equipe e as vitórias em duas concorrências promovidas pela concessionária de rodovias Arteris e pelo analgésico Salonpas. “Há um segmento de clientes médios mal atendido pelas grandes agências, nas quais ficam sempre no fim da fila, e que também não encontram o que necessitam nas pequenas agências, que não têm o ferramental de pesquisas e a expertise para atendê-los”, comenta D’Andrea, sinalizando o caminho escolhido para gerar novos negócios.

Contratado há um ano como CCO do escritório brasileiro da rede de origem japonesa, D’Andrea assumiu a presidência da agência três meses depois, após a saída de Renato Loes, que estava no cargo desde 2010.

Para estruturar “a nova Dentsu”, D’Andrea dividiu a equipe em duas grandes áreas: uma de negócios, comandada pelo COO Mauro Rabello, contratado em abril do ano passado como vice-presidente de atendimento, e outra de estratégia, liderada pelo CSO Newton Nagumo, que chegou em fevereiro como vice-presidente de estratégia, vindo da JWT.

A área de negócios conta com os diretores Fernando Bacellar (ex-Santa Clara, contratado em fevereiro e agora promovido a head de digital), Daniel Gunji (ex-Wunderman, que chegou em julho e a partir de agora responde como diretor de mídia digital) e Marcio Zorzella (ex-diretor geral de mídia da Santa Clara que acaba de ser incorporado pela Dentsu como diretor de mídia de Toyota).

O time de estratégia tem os diretores Kojiro Tanoue (japonês que atuava como consultor da rede desde 2001 e agora responde como diretor de inovação do escritório brasileiro) e Léo Andrade (ex-Fbiz, recém-contratado como diretor de planejamento digital).

A área de criação é comandada pelo diretor Filipe Cuvero, contratado por D’Andrea no final do ano passado, e o head de design Christian Faria, na casa desde junho – ambos vindos da JWT.

Segundo D’Andrea um dos principais “alvos estratégicos” de 2014 é a ampliação das entregas para os clientes, com a inclusão de ações de digital, social e inovação. A agência conta ainda com uma unidade de varejo que atende a rede de Supermercados Sonda e tem conquistado espaço na Toyota, conta institucional da casa que já entregou para a Dentsu verbas de varejo em cinco praças: Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Para atender a demanda regional, a Dentsu mantém acordos operacionais com algumas agências que já trabalhavam os ofertas da marca nesses locais. Além de Sonda, outros clientes não japoneses da Dentsu Brasil são a universidade Uninove e a recém-conquistada Arteris.

No que se refere ao trabalho criativo e de resultados realizado nos últimos meses, D’Andrea destaca, entre outras, a ação Cup Drones, para Cup Noodles, que gerou 3,8 milhões de views no YouTube; a campanha de Canon para o Dia das Mães, com aumento de 9 vezes no tráfego do e-commerce da marca; o reposicionamento do modelo Etios, da Toyota; e o novo conceito desenvolvido para Sazón. Cita também os recentes filmes de Hilux e Arteris.

A Dentsu integra a rede Dentsu Aegis Network, que desde junho é comandada no Brasil pelo CEO Abel Reis, e que também inclui as agências NBS, Isobar, McGarryBowen, Lov, Amnet, Copernicus e iProspect.

Veja, a seguir, alguns dos filmes criados pela Dentsu em 2014. A agência estreou também um hotsite para detalhar os trabalhos recentes.

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