Publicidade pauta questões do Enem

Buscar
Publicidade

Comunicação

Publicidade pauta questões do Enem

Redação usou como tema a publicidade infantil. Campanha da 11:21 estava em pergunta sobre interpretação de texto


10 de novembro de 2014 - 4h39

Dois temas relacionados à publicidade estiveram presentes no Exame Nacional do Ensino Médio que foi realizado no fim de semana. Uma questão pontual na área que trata sobre "Linguagens, códigos e suas tecnologias", usava uma campanha da agência 11:21 para a Voz da Comunidade. O candidato deveria relacionar o texto à imagem do anúncio e marcar em uma das alternativas qual a interpretação correta da peça. A campanha (veja o filme) criada pela agência mostra que para se manter a paz é preciso uma arma poderosa, a voz.  Veja: 

wrapswraps

Já a redação, a mais importante prova do Enem, solicitava aos candidatos que discorressem sobre a publicidade infantil a partir de textos de apoio, sendo uma reportagem da BBC, um infográfico da Folha de S.Paulo sobre como outros países tratam o assunto, e ainda um trecho do livro a “A criança e o marketing”, de Ana Maria Dias da Silva e Luciene Ricciotti Vasconcelos.

O embate entre organizações que defendem o fim da publicidade infantil como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), junto aos órgãos legisladores vem ganhado bastante espaço na mídia nos últimos anos e sendo discutido por entidades do mercado como a Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap).

Em abril deste ano, um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado federal Milton Monti (PR-SP) pretende sustar o texto da resolução 163 do Conanda, que proíbe a publicidade infantil no País. O projeto nº 1460/14 foi apresentado à Câmara dos Deputados.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e a Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) apresentaram no ano passado um estudo realizado em conjunto pelas duas entidades contendo um comparativo global sobre as leis e normas que regem a publicidade infantil no Brasil e no mundo. Segundo a pesquisa, a norma ética sobre merchandising no Brasil relacionado a crianças submeteu a atividade a um rigor não atingido sequer nos países que se destacaram como sendo os de mais rigorosos controles, como Reino Unido, Espanha e Suécia. 

Veja a seguir a íntegra da proposta de redação do Enem:

wraps

Leia mais sobre a questão da publicidade infantil: 

Mercado não reconhece decisão do Conanda

Conanda publica resolução 163 no DOU

Órgão recomenda fim da publicidade infantil


Abap discute publicidade infantil e corrupção


Entidades apoiam resolução do Conanda

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa