Tudo apresenta dossie olimpico

Buscar
Publicidade

Comunicação

Tudo apresenta dossie olimpico

Agências e marcas brasileiras miram os cases da Olimpíada de Londres para tentar fazer melhor no Rio 2016


19 de novembro de 2014 - 5h36

A Tudo apresentou nesta terça-feira, 18, o projeto “Dossiê Olímpico”, em que reúne parte do conhecimento teórico e prático sobre os Jogos. Um dos convidados da agência foi o judoca e medalhista olímpico Leandro Guilheiro, que falou sobre sua carreira.

A primeira grande dica para as marcas que pretendem participar do Rio 2016 – a quantidade de patrocinadores envolvidos é bem menor do que na Copa, mas há muito mais possibilidades para marcas não patrocinadoras – é que, apesar de também ser um evento esportivo de alcance mundial, os Jogos são, em sua essência, muito distintos da Copa. “É um jogo diferente e, consequentemente, o olhar de oportunidades para as marcas são completamente opostos aos da Copa”, explica Mauricio Magalhães, presidente da agência.

Muito além da vitória ou derrota das seleções na Copa, os Jogos promovem uma convivência virtuosa entre países, que cultivam o grande valor do evento: o espírito olímpico e seus componentes de respeito, amizade, paz e excelência. “As campanhas de Copa eram muito focadas na disputa ou na provocação ao rival. As Olimpíadas trazem um espírito diferente, com causas mais leves, como música, família, paixão”, exemplifica Gustavo Teixeira, gerente de planejamento da Tudo. 

wraps

O grande desafio das marcas para 2016 será melhorar o patamar das ações de marketing de 2012, sem repetir o cenário de falta de ativações da Copa de 2014. “O impacto dos Jogos Olímpicos será maior, ainda mais porque faltou ativação das marcas na Copa. Não se compara com o que houve em Londres. Mas a expectativa é que, em 2016, o movimento delas seja muito mais representativo”, afirma Tim Lucas, sócio fundador da The Listening Agency, que ajudou a Tudo a confeccionar o Dossiê Olímpico.

O que se pode prever sobre a comunicação das marcas brasileiras para 2016 é que muito do apoio aos atletas deverá estar atrelado aos ídolos do momento – o que repete fenômenos anteriores como Gustavo Kuerten e o tênis. Segundo a Tudo, neste momento, vôlei (23%), ginástica olímpica (17%) e futebol (16%) sáo as modalidades mais populares. No mundo, atletismo (20%), futebol (20%) e natação (16%) lideram o interesse. Os Jogos do Rio serão visitados por 480 mil estrangeiros.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa