Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos

Buscar

Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos

Buscar
Publicidade

Comunicação

Multinacional pioneira no País, JWT faz 150 anos

Fernando Pessoa e Gabriel García Márquez já foram funcionários da agência, que iniciou as atividades em meio à Guerra de Secessão


5 de dezembro de 2014 - 11h31

 A data remete a 1864, quando, em meio à Guerra de Secessão norte-americana, o ex-soldado William James Carlton começou a comprar e vender espaços em jornais por meio da Carlton & Smith.

Em 1877, a empresa ganhou como novo controlador James Walter Thompson (foto), que a comprou por US$ 500, investimento que englobava propriedade sobre a marca que usou até 2005. Em 2014, como parte da comemoração dos 150 anos, a empresa voltou a usar a marca original J.Walter Thompson.

Internacionalmente, a agência estabeleceu relações duradouras. Atende a Unilever há 109 anos; a Ford, há 87; a Kimberly-Clark, há 84; a Nestlé, há 81; a Kellog’s, há 80; e a Rolex, há 68 anos.

Mundo afora, já passaram pelos escritórios da JWT funcionários como Fernando Pessoa e Gabriel García Márquez. No Brasil, onde a empresa está presente desde 1929, atuaram profissionais como Roberto Duai­libi, Francesc Petit e José Zaragoza, antes de fundarem a DPZ.

A JWT diz ter pioneirismo em diversos fatos do mercado publicitário mundial:

Em 1864, estabeleceu o primeiro departamento de criação.

Em 1899, abriu sede em Londres e se tornou a primeira multinacional de propaganda. 

Em 1907, foi a primeira agência de publicidade no mundo a ter uma equipe de criação liderada por uma mulher

Em 1912, a agência lança primeiro Departamento de Pesquisa do mundo

Em 1920, faz campanhas que ganham, pela primeira vez, aval de celebridades

Em 1929, foi a primeira agência multinacional a se estabelecer no Brasil

Em 1933, realiza a primeira pesquisa brasileira de perfil de consumo

Em 1950, exibe no Brasil os primeiros comerciais filmados da TV

Esta sexta-feira é de comemoração para os funcionários da agência. Na foto abaixo, uma seleção com fotos de escritórios de todo o mundo:
 

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa