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Comunicação

As campanhas campeãs de recall de 2014

Casas Bahia e Coca-Cola são as marcas melhores posicionadas na pesquisa do Datafolha para o Meio & Mensagem


16 de dezembro de 2014 - 4h17

Duas marcas aparecem em todos os rankings, de janeiro a outubro, entre as dez de maior recall na publicidade televisiva brasileira. Casas Bahia e Coca-Cola são os destaques do consolidado dos dez primeiros meses de 2014 da pesquisa Lembrança de Marcas em Propagandas de TV, realizada pelo Datafolha e publicada com exclusividade por Meio & Mensagem.

As taxas mais altas de recall se concentram nos meses em que o País sediou a Copa do Mundo: Coca-Cola atinge 16,8% em junho e 14,6% em julho; e, também em julho, Casas Bahia chega a 12,1%. Em junho, Itaú aparece com 11,9%; Brahma, com 11%; Skol, com 7,9%; Samsung, com 7,5%; e Extra, com 6,2%. Claro (6,7%) obteve seu melhor percentual em janeiro e Vivo (6,1%) e Omo (5,7%) em outubro.

Dentre os dez meses pesquisados em 2014, Claro e Extra figuram em nove, apenas se ausentando do ranking em fevereiro e janeiro, respectivamente. Skol esteve presente em oito levantamentos, Vivo em sete, Itaú e Samsung em seis, Omo em cinco e Brahma em quatro.

Casas Bahia e Coca-Cola também foram as marcas de melhor performance no quesito preferência, aparecendo entre as mais citadas pelo público nos dez meses considerados. Casas Bahia figura com percentuais bastante homogêneos, destacando-se em abril com 2,9%, enquanto a Coca-Cola apresenta sua taxa mais expressiva em junho, de 5,4%. Itaú com 4,3% sobressai-se em junho, e Skol com 3,0% em janeiro. As novidades do ano são o aparecimento de OLX, com 3,2% em outubro, e Bom Negócio, com 2,5% em março, ambas presentes pela primeira vez no ranking das preferidas.

Considerando o período de janeiro a outubro, Havaianas marcou presença em oito rankings de preferência, e Dolly e Vivo em sete.

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Metodologia
Técnica: Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo, com estratificação por sexo e idade. As entrevistas foram realizadas mediante aplicação de questionário estruturado.
Universo: População em geral, a partir de 16 anos, residente na cidade de São Paulo.
Amostra: Cerca de 600 entrevistas por mês.
Checagem: Cobriu no mínimo 20% do material de cada pesquisador.
Data de campo: Os campos ocorreram de segunda-feira a sábado de todas as semanas de cada mês, de janeiro a outubro de 2014.
Margem de erro máxima: É de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
Sobre o 30 segundos: A pesquisa 30 segundos é uma ferramenta do Instituto de Pesquisas Datafolha elaborada com o objetivo de monitorar o desempenho das marcas em propagandas de TV, junto à população da cidade de São Paulo. Traz dados referentes à lembrança e preferência de peças veiculadas e segmentados por categoria de produtos.

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