Após fusão, OLX foca em histórias reais

Buscar

Após fusão, OLX foca em histórias reais

Buscar
Publicidade

Comunicação

Após fusão, OLX foca em histórias reais

Série de filmes desenvolvida pela Ogilvy, que venceu concorrência encerrada em janeiro, estreia na quinta-feira, dia 12


10 de abril de 2015 - 10h35

Em novembro do ano passado, foi anunciada a união entre os classificados online OLX e BomNegócio.com no País. A decisão foi resultado de uma joint venture entre a sul-africana Naspers (controladora da OLX), as norueguesas Schibsted Media Group e Telenor Group (donas do BomNegócio.com) e, ainda, a Singapore Press Holdings, que abrange os mercados do Brasil, Bangladesh, Índia e Tailândia.

Com o acordo, as multinacionais têm a intenção de simplificar o processo de troca e venda de itens por meio da unificação de suas plataformas online. Diante disso, a OLX foi escolhida para ser a marca predominante e, consequentemente, o nome BomNegócio.com deixou de existir.

A junção das multinacionais ocasionou o cancelamento da concorrência pela conta da OLX, que na fase final envolvia Lew’LaraTBWA e We, agência que atendia a empresa até então — o BomNegócio.com era atendido pela NBS. Nova disputa encerrada em janeiro terminou com a vitória da Ogilvy, que dá início à nova fase da marca na publicidade, com a meta de solidificar o valor do classificado online e entrar no dia a dia dos brasileiros.

Embora o conceito “Desapega” permaneça, pois, segundo João Gonçalves, diretor de marketing da OLX, trata-se de uma palavra que resume o call to action, a temática da campanha deixa de lado as celebridades — tanto Bom.Negócio.com quanto OLX tiveram campanhas bem-sucedidas apostando no humor e em nomes famosos, como Compadre Washington, Fábio Porchat e Maradona — e dá espaço a personagens da vida real. “Queremos mostrar o quanto o classificado é relevante e que as pessoas podem atingir seus objetivos por meio do serviço, e as histórias baseadas no cotidiano têm o poder de tocar o público. Porém, mantivemos o humor, porque é um elemento importante na construção da comunicação e acabou tornando-se marca da categoria”, diz Gonçalves.

A primeira fase da campanha estreia na TV aberta com três filmes que abordam a realização de sonhos. Há a história de um avô que desapega de itens parados na garagem para viajar com a esposa para a praia. Uma dona de casa que vende os itens de cozinha para conseguir pagar um implante capilar para o marido. E uma grávida de trigêmeos que põe à venda um instrumento musical para comprar o carrinho dos bebês.

Para Luis Carlos Franco, diretor-geral da Ogilvy Rio, a diferença entre as peças anteriores e a atual é o foco na expansão de mercado. “Antes, a concorrência era maior. Agora desenvolvemos uma campanha para mostrar o benefício que se tem ao usar o classificado. E, por esse motivo, o caminho das histórias reais se mostrou muito mais forte e mobilizador do que o uso de celebridades. Cria uma empatia maior com o consumidor.”

Segundo Gonçalves, uma parte importante da nova estratégia é ouvir os consumidores e o mercado. “Queremos saber como as pessoas irão rea¬gir nas redes sociais e nos diversos canais. Não sabemos o caminho daqui para frente, pois a atitude certa é estar atento ao que os usuários e consumidores estão dizendo”, afirma. 

Confira abaixo o comercial "Rap do desapega – Ceará", que será veiculado no intervalo do último capítulo da novela "Império", na sexta-feira, 13:

Publicidade

Compartilhe

Veja também