TIM: comercial em 4G quase ao vivo

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Comunicação

TIM: comercial em 4G quase ao vivo

Ação veiculada no intervalo do Fantástico envolveu equipe de engenharia da Globo


23 de abril de 2015 - 10h36

Uma iniciativa de comunicação veiculada neste domingo, 22, no intervalo do Fantástico, criada pela Neogama/BBH, promoveu a tecnologia 4G da operadora TIM da forma mais realista possível.

O comercial protagonizado de forma espontânea por Luciano Huck e Daniele Suzuki foi captado por um celular em um estúdio da Rede Globo, em São Paulo, minutos antes da veiculação. “Sabíamos que havia chance de acontecer algum problema, mas por outro lado, não teríamos a chance de fazer algo com impacto”, afirma Roger Solé, diretor de marketing da TIM.

O filme foi transmitido através da rede 4G para a própria Globo que, com uma equipe de cerca de 10 engenheiros destacados para o projeto, colocou a peça de um minuto no ar. “Sabíamos do risco de fazer algo quase em tempo real, mas tivemos a parceria de engenheiros da Globo, que fizeram ajustes em minutos para que o vídeo tivesse qualidade”, conta Soler.

Como se faz, normalmente, em programas ao vivo, houve um roteiro desenhado, mas pelo perfil de Huck e Daniele, de ter rapidez e improvisar, muitas coisas surgiram de forma espontânea. 

Demonstração de produto

A TIM e a Neogama apostaram no ineditismo da ação como própria parte da mensagem. “O comercial, geralmente, depende mais da agência, produtora e emissora. Nesse caso, o cliente é o produto. Somos a ideia, como agência, mas a produção e transmissão tiveram o anunciante como protagonista. E isso é diferente”, analisa Alexandre Gama, presidente da Neogama/BBH. “Há uma coragem empresarial. A TIM ficou desafiada, no bom sentido, e entenderam o benefício de conseguir fazer isso. Além das palavras, é uma prova concreta da qualidade do serviço”, elogia.

Gama equipara o comercial a ações semelhantes em outras indústrias, mas que, no caso de telecomunicações, se tornou mais difícil. “A campanha nada mais é que uma demonstração de produto. Fazer isso é fácil em mercados como o de carros, que são bens visíveis. No caso do 4G, o desafio da campanha era tangibilizar o benefício”, afirma

Segundo Soler, a participação de Huck foi fundamental para garantir autenticidade. “Ele comprou nosso projeto, é usuário Tim, e se comporta muito além do garoto-propaganda. É um parceiro”. Afirma o executivo da operadora. Huck é embaixador da marca há três anos. “O Huck fala com o consumidor e a Daniele do produto. Como nesse caso unimos as duas mensagens, eles atuaram juntos”, explica Gama.

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